Após furtos e pressão, Cemitério São Salvador de Mogi terá circuito interno de TV
Para garantir mais segurança no cemitério São Salvador e evitar os inúmeros casos de furtos de peças ornamentais e religiosas dos túmulos, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (SMIU) anunciou a instalação de sistema Circuito Fechado de TV (CFTV) para monitorar o movimento no local. A informação foi dada pelo secretário da pasta, Alessandro Silveira, […]
Reportagem de: O Diário
Para garantir mais segurança no cemitério São Salvador e evitar os inúmeros casos de furtos de peças ornamentais e religiosas dos túmulos, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (SMIU) anunciou a instalação de sistema Circuito Fechado de TV (CFTV) para monitorar o movimento no local.
A informação foi dada pelo secretário da pasta, Alessandro Silveira, o Dodo, durante reunião de trabalho da Comissão Especial de Vereadores (CEV) dos Furtos em Cemitérios, realizada na tarde desta quarta-feira (12), na Câmara.
Além do presidente do colegiado, o vereador Maurino José da Silva (PODE), também participaram do encontro os demais integrantes da Comissão Especial: Edson Santos (PSD), Gustavo Siqueira (PSDB), Osvaldo Silva (REP) e Johnross Jones de Lima (PODE).
Segundo o títular da pasta, o novo sistema no cemitério São Salvador já sendo em processo de instalação no endereço localizado no Parque Monte Líbano, centro expandido da cidade.
Ele explicou que a parte de infraestrutura está pronta. “Agora, falta receber as câmeras, sendo que a Prefeitura está licitando a compra. Será um sistema integrado à CIEMP (Central Integrada de Emergências Públicas). Estamos bem perto de resolver, mas essa aquisição está sendo tocada pela Secretaria Municipal de Gestão”, disse.
VEJA TAMBÉM – Há mais de um ano, familiares de pessoas enterradas no Cemitério São Salvador acompanham o aumento de furtos de peças de valor como bronze no local.
O secretário contou também que o circuito interno do São Salvador contará com oito filmadoras. “Fizemos estudo para colocar oito câmeras, quatro delas vão cobrir os quatro cantos do cemitério. Já as demais, vamos espalhar na área central, mais no miolo, sendo que essas serão naqueles modelos que giram em 360°. O cabo de fibra ótica da Central de Monitoramento por câmeras até o cemitério já está equacionado. No entanto, falta instalar os cabos que serão distribuídos dentro do local”, relatou
Iluminação
Questionado pelos vereadores, o secretário afirmou que 45% do espaço do São Salvador já recebeu luminárias, uma medida para ajudar a evitar os furtos no local.
De acordo com ele, tem uma carga elétrica disponível na entrada do cemitério, no poste que alimenta a parte interna. “Para concluir a iluminação lá, seria necessário ampliar essa carga. Iluminamos 45% do São Salvador. Agora, estamos aguardando a Bandeirante Energia para ampliação da capacidade elétrica no local. Já fizemos a solicitação para expandir”.
Rondas
O Cemitério São Salvador contará com rondas da Guarda Municipal. Dodo explicou que o secretário Municipal de Segurança, Toriel Sardinha, iniciou o trabalho para formatar como será feita essa ronda, mas ainda falta definir detalhes como número de homens, período e outras questões.
Segundo o secretário Alessandro, outras providências já foram tomadas, com reflexo na queda dos furtos no local. Contudo, não apresentou dados concretos, dizendo que os balanços das estatísticas ainda estão em processo de contabilização.
Entre as medidas adotadas destacam-se o aumento da altura dos muros, a implementação de luminárias em parte da área, a adoção de livro de registro interno para monitorar os casos, a troca dos portões — os antigos tinham vãos que permitiam a entrada por baixo —, a manutenção das telas e cercas elétricas, entre outras
Silveira falou ainda que esse mesmo sistema de monitoramento deve ser levado para os cemitérios dos distritos. “A ideia é começar pelo São Salvador, onde os casos de furtos são bem mais frequentes. Mas estamos estudando levar o sistema para os demais cemitérios, já que se tratam de próprios públicos também. No entanto, nos outros dois cemitérios, as ocorrências de furtos são muito baixas”.
Comentários
O vereador Gustavo Siqueira destacou o desempenho do governo municipal para agilizar as medidas de segurança que devem amenizar os furtos de peças de túmulos. “Ele demonstra que várias providências já foram tomadas desde a última visita da nossa CEV no local, o que é muito positivo”.
Edson Santos defendeu a ideia de efetuar um levantamento estatístico periódico interno sobre os furtos no espaço, apresentada pelo secretário. “Achei muito interessante essa medida simples da adoção de livro de registro próprio para contabilizar as ocorrências. Afinal, sabemos que muitas famílias não registram oficialmente na Polícia Civil, algo que acaba prejudicando a visibilidade dos fatos”.
Outro que se manifestou foi o vereador Osvaldo para cobrar a data de abertura do sistema de monitoramento. “Fiquei satisfeito em saber que essas medidas já ajudaram a reduzir os problemas. Porém, também quero saber quando esse sistema de TV fechado vai começar a funcionar e se vai haver investimentos nos outros dois cemitérios da Cidade, o Saudade (em Braz Cubas), e o de Sabaúna”.
“Recebi muitas reclamações de moradores de peças furtadas de túmulos no cemitério São Salvador. Já é uma dor enorme a perda de um ente querido. Esse desrespeito aumenta muito essa dor. Que bom que a Secretaria está adotando todas essas medidas para resolver esses casos”, ressaltou Johnross, sugerindo que a Secretaria envie relatórios mensais com os dados próprios sobre furtos no cemitério São salvador antes do término dos trabalhos da CEV. O secretário concordou.
No final do encontro, o presidente da CEV, vereador Maurino, ponderou sobre o encontro. “Fomos muito bem recebidos na nossa primeira visita. Na ocasião, apontei algumas vulnerabilidades no local na questão da segurança, até com base na minha experiência na Polícia. Porém, hoje esse relatório me deixou muito contente e satisfeito. Estamos vendo avanços, e isso é muito positivo”.