Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Audi e-tron, primeiro 100% elétrico da marca, chega por R$ 500 mil

A Audi começa a vender no Brasil o SUV e-tron, primeiro veículo 100% elétrico da marca e totalmente livre de emissões, que chega ao mercado com preço público sugerido a partir de R$ 499.990,00, quatro anos de garantia no veículo e oito anos nas baterias. Durante o período de lançamento, existem condições exclusivas: preço especial […]

8 de maio de 2020

Reportagem de: O Diário

A Audi começa a vender no Brasil o SUV e-tron, primeiro veículo 100% elétrico da marca e totalmente livre de emissões, que chega ao mercado com preço público sugerido a partir de R$ 499.990,00, quatro anos de garantia no veículo e oito anos nas baterias. Durante o período de lançamento, existem condições exclusivas: preço especial de R$ 459.990,00, quatro anos de manutenção inclusos e valorização de R$ 15.000,00 na troca do usado. O Audi e-tron é equipado com dois motores elétricos realmente silenciosos, que combinam para uma potência total de 408 cv com 664 Nm de torque. Por ter torque instantâneo, o modelo faz o 0 a100 km/h em 5,7 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 200 km/h.Uma nova geração da tração quattro – a tração elétrica nas quatro rodas – garante excelência em aderência e dinâmica em qualquer tipo de terreno. O modelo regula a distribuição ideal de torques de acionamento entre os dois eixos em uma fração de segundo. Na maioria dos casos, o SUV usa principalmente seu motor elétrico traseiro para obter a mais alta eficiência. Se o motorista exigir mais energia, a tração elétrica nas quatro rodas redistribui o torque conforme necessário para o eixo dianteiro. Além disso, com o Audi drive select o motorista pode variar as características de direção entre sete perfis: Auto, Comfort, Efficiency, Offroad, Dynamic, Allroad e Individual. No modo Dynamic, a tração privilegia a esportividade ao dar maior preferência de torque para o eixo traseiro, enquanto nos outros modos a distribuição é mais equilibrada entre ambos os eixos.O sistema de baterias de íons de lítio pesa cerca de 700 quilos e é composto por 36 módulos de alumínio, que deixam o centro de gravidade do Audi e-tron semelhante ao de um sedã. O veículo possui autonomia de até 436 quilômetros (ciclo europeu WLTP), ideal para percorrer longos trajetos, e pode recarregar de diversas formas. Uma delas é por meio de redes externas. Basta plugar o veículo em uma tomada, desde uma simples 110V até as de alta tensão, para iniciar a recarga, cujo tempo varia de acordo com a potência elétrica disponível. Em estações de recarga ultra rápida de 150 kW, por exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos. Além da recarga em redes externas, o SUV pode recuperar a energia de outras duas maneiras: simplesmente ao tirar o pé do acelerador ou quando o pedal de freio é acionado. Durante mais de 90% de todas as desacelerações, o e-tron recupera a energia exclusivamente por meio de seus motores elétricos.Um dos destaques do SUV elétrico são os retrovisores externos virtuais, uma novidade mundial em modelos de produção em série. O equipamento conta com uma câmera, onde as imagens são processadas digitalmente e exibidas nos monitores internos laterais de sete polegadas com tecnologia OLED, cujo brilho se ajusta automaticamente. Se o motorista move o dedo sobre a tela sensível ao toque, símbolos são ativados possibilitando mover a imagem e ajustar o ângulo desejado. O modelo tem 4.901 milímetros de comprimento, 2.043 milímetros de largura e 1.629 milímetros de altura. Com entre eixos de 2.928 milímetros, o Audi e-tron tem amplo espaço para cinco ocupantes e bagagens. Como o veículo elétrico não possui o eixo cardã, na parte traseira não há mais o túnel central, o que oferece um ganho de espaço incrível para o passageiro no assento central do banco de trás. A capacidade de bagagem é de 600 litros e, com o banco traseiro rebatido, o espaço aumenta para 1.725 litros. A ausência de um motor tradicional na parte frontal dá lugar a um compartimento que acomoda o kit de ferramentas do veículo e o cabo do carregador Audi compact charger. O Audi e-tron está sendo comercializado em duas versões recheadas de equipamentos de série, a Performance e a Performance Black, esta última com detalhes escurecidos no exterior. As rodas, em ambas as versões, são de 21 polegadas, cada qual com seu desenho.

Veja Também