Audi R8 volta ao mercado brasileiro com preço de mais de R$ 1,2 milhão
Um dos automóveis mais desejados do mundo está voltando ao Brasil: o superesportivo Audi R8 chega ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2020 pela “bagatela” de R$ 1.234.990,00 na modalidade venda direta. Nenhum modelo com o logo das quatro argolas está mais próximo de um carro de pista que o Audi R8. O superesportivo […]
Reportagem de: O Diário
Um dos automóveis mais desejados do mundo está voltando ao Brasil: o superesportivo Audi R8 chega ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2020 pela “bagatela” de R$ 1.234.990,00 na modalidade venda direta. Nenhum modelo com o logo das quatro argolas está mais próximo de um carro de pista que o Audi R8. O superesportivo é equipado com motor central-traseiro V10 que gera 610 cv de potência e 560 Nm de torque, números que asseguram um desempenho de tirar o fôlego. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 3,2 segundos, com velocidade máxima de 330 km/h. A transmissão é a S tronic de sete velocidades e conta com renovado sistema de tração quattro. A distribuição de torque se adapta às condições de direção. Em casos extremos, 100% do torque podem ser transmitidos para o eixo dianteiro ou traseiro. O modo “performance” no sistema Audi drive select permite a adaptação dos parâmetros mais importantes na dinâmica para diversas condições de clima e solo. O design reflete o caráter poderoso e esportivo do Audi R8. Um capô extenso, uma traseira com linhas fluidas e um entre-eixos relativamente curto, de 2,65 metros. O comprimento total é de 4,42 metros, a altura é de 1,24 metro e a largura 2,03 metros. As quatro argolas complementam a ponta do capô, que conta com sua grade Singleframe de estilo colmeia, ampla e plana. As características luzes de condução diurnas trazem elementos verticais que replicam as estruturas das entradas de ar e enfatizam a largura do carro.Uma característica que distingue o carro visualmente, além de oferecer maior segurança, é o sistema de faróis a laser. O equipamento, de série no modelo, ativo no modo farol alto, ilumina duas vezes mais que faróis de LEDs comuns e evita ofuscar outros participantes no trânsito. Os fachos de alta concentração iluminam 600 metros à frente do carro, tornando a passagem por neblinas e cortinas de fumaça, por exemplo, mais segura. Nas laterais do esportivo há contornos sinuosos característicos. A linha de cintura, esculpida como um músculo, conecta as caixas de rodas ao mesmo tempo em que divide os “side blades” em dois. Essa nova solução de design faz o carro parecer mais longo e dinâmico. Na traseira, as lanternas e as entradas de ar se conectam. O vidro traseiro oferece uma clara visão do compartimento do motor iluminado. O R8 traz ainda um aerofólio traseiro fixo. Quando está à frente do volante do novo R8, o motorista se sente como um piloto de corridas. Todas as funções são direcionadas para o condutor e permitem uma operação simples mesmo em condições extremas, sem que seja preciso tirar as mãos do volante. Os assentos esportivos com apoio de cabeça integrado oferecem excelente suporte lateral.O botão “start-stop” e o seletor do Audi drive select ficam localizados no volante multifuncional. Há ainda um botão para controlar o sistema de escape, deixando o esportivo com um ronco ainda mais poderoso, e um seletor que ajusta o veículo em diferentes condições de condução: seco, molhado ou neve. O Audi virtual cockpit apresenta todas as informações ao motorista em sua tela de 12,3 polegadas com gráficos elaborados. O motorista pode alternar entre diferentes modos de tela e ainda ajustar o painel de instrumentos digitais de acordo com suas preferências. No modo performance, o condutor visualiza as informações dos programas de direção, aceleração, desaceleração e forças laterais, bem como potência e torque. O novo R8 possui ainda as mais recentes tecnologias em termos de multimidia além de sistema de som Bang & Olufsen como equipamento de série.