Avenida Júlio Simões em Braz Cubas registra aumento de acidentes no primeiro semestre de 2023
A avenida Júlio Simões, um importante corredor viário que atravessa o distrito de Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, permanece como alvo de preocupação em relação à segurança no trânsito. De acordo com dados da Prefeitura de Mogi, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, o número de acidentes ocorridos na via, também conhecida também por […]
Reportagem de: O Diário
A avenida Júlio Simões, um importante corredor viário que atravessa o distrito de Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, permanece como alvo de preocupação em relação à segurança no trânsito. De acordo com dados da Prefeitura de Mogi, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, o número de acidentes ocorridos na via, também conhecida também por avenida dos Canudos, durante o primeiro semestre de 2023 apresentou um aumento significativo de 50% nos casos de acidente em comparação ao mesmo período do ano anterior.
De janeiro a junho de 2023, foram registrados 11 acidentes não fatais, somado a um acidente com óbito. Comparando esses números com o mesmo período de 2022, quando houve apenas 8 acidentes não fatais, a região já apresenta quatro casos a mais que o ano anterior.
O óbito ocorrido na via neste ano também chama a atenção para a necessidade de ações efetivas para garantir a segurança dos usuários da Júlio Simões. Em 2022, a via registrou um total de 29 acidentes não fatais e um caso com vítima fatal ao longo de todo o ano.
Nas redes sociais é possível encontrar registros frequentes das ocorrências, situações que chamam atenção dos mogianos. “Lamentável, precisa de uma solução rápido”, comenta Margareth Deoscopo em um vídeo que flagrou a colisão de um carro contra uma motocicleta trazendo o título sugestivo “virou rotina”.
Imagens como essas são encontradas mostrando um ponto específico da via onde ela se cruza com a rua Apólo Dezoito.
“Aliás são inúmeros acidentes por imprudência ali, cadê a fiscalização, a atuação da prefeitura municipal?”, questiona Fabrício Ferreira em um outro vídeo mostrando a colisão de dois carros em alta velocidade durante a noite do último dia 20.
A O Diário, diante da realidade dos frequentes casos de incidentes, a secretaria destacou que a avenida Júlio Simões conta com sinalização de trânsito de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), incluindo lombadas em locais apontados por estudos técnicos, além de dois pontos de fiscalização eletrônica de velocidade nas alturas dos números 2.751 e 2.905.
A pasta ainda garante que “todos os locais com alto índice de acidentalidade passam por análise pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana para verificação sobre a necessidade de ações, dentro de um conjunto de atividades voltadas à segurança viária: sinalização, fiscalização, educação para o trânsito e engenharia de tráfego”.
“Por ser um corredor viário importante para o distrito de Braz Cubas, a avenida Júlio Simões é um dos locais prioritários destas análises”, acrescenta a nota.
Para internautas que comentam sobre os acidentes nas redes, parte da responsabilidade é colocada nas autoridades, através de intervenções no trânsito, mas parte também reconhece a responsabilidade dos motoristas em praticar o bom exemplo ao volante.
A segurança no trânsito, no entanto, conforme ressaltado pela secretaria, não depende somente das intervenções realizadas pelas autoridades competentes.
“Qualquer intervenção de segurança viária somente terá sucesso se contar com a conscientização dos motoristas, motociclistas e pedestres sobre a necessidade do respeito à sinalização de trânsito e a adoção de um comportamento seguro nas ruas e avenidas, visando o bem estar de todos”, finaliza em nota.