Diário Logo

O Diário Logo

Axé Mogi promove ação de limpeza e conscientização na Cachoeira da Pedreira, em Sabaúna

Neste domingo (16), o Projeto Esquadrão do Axé, idealizado pelo Pai Roberto D’Xangô, que é presidente do Axé Mogi, realizará uma ação de limpeza e conscientização na Cachoeira da Pedreira, localizada em Sabaúna. O projeto surgiu a partir de pedidos e reclamações de pessoas que generalizam e insinuam que as sujeiras nesses espaços têm a […]

14 de julho de 2023

Reportagem de: O Diário

Neste domingo (16), o Projeto Esquadrão do Axé, idealizado pelo Pai Roberto D’Xangô, que é presidente do Axé Mogi, realizará uma ação de limpeza e conscientização na Cachoeira da Pedreira, localizada em Sabaúna. O projeto surgiu a partir de pedidos e reclamações de pessoas que generalizam e insinuam que as sujeiras nesses espaços têm a ver com as religiões Umbanda e Candomblé.

A iniciativa visa não apenas a limpeza do local, mas também mostrar que as comunidades não devem ser estigmatizadas e culpadas por atitudes de outras pessoas que deixam lixo nesses locais. Para essas religiões, a natureza é considerada um solo sagrado. Além disso, a cachoeira em questão é frequentada por diversas pessoas, incluindo turistas e moradores da região.

“Trabalhamos não apenas na limpeza, mas também na conscientização. Essas ações precisam ser mostradas e acompanhadas de perto, sendo pauta em nossos eventos, como a Caminhada de Ogum e o Dia Nacional da Umbanda. Agora, será um trabalho adicional, pois estamos inclusos no Guia Turístico Religioso (Axé Mogi)”, ressalta Pai Roberto.

O encontro está programado para iniciar às 10 horas da manhã, na Cachoeira da Pedreira, e contará com a participação de voluntários interessados em contribuir com a iniciativa. O local possui um ponto de ônibus próximo, facilitando o acesso para aqueles que desejam participar.

 A ação na Cachoeira da Pedreira é mais uma demonstração de comprometimento e engajamento da comunidade em cuidar do meio ambiente e combater estereótipos injustos. Esta é a segunda vez que a limpeza é feita, a primeira aconteceu em fevereiro do ano passado.

A comunidade de Mogi das Cruzes e região está convidada a participar dessa ação e unir forças para preservar o solo sagrado e valorizar as religiões de Axé.

Veja Também