Diário Logo

Bauducco compra a Freskito e terá fábrica na Vila Industrial, em Mogi

A Bauducco, uma das maiores produtoras de panetones do mundo e a maior fabricante de produtos forneados da América do Sul, está fincando o pé, em definitivo, em Mogi das Cruzes.  O Grupo Pandurata, holding que engloba as diferentes marcas da companhia, acaba de adquirir a unidade da Freskito, produtora de pães e bolos, localizada […]

9 de fevereiro de 2023

Reportagem de: O Diário

A Bauducco, uma das maiores produtoras de panetones do mundo e a maior fabricante de produtos forneados da América do Sul, está fincando o pé, em definitivo, em Mogi das Cruzes. 

O Grupo Pandurata, holding que engloba as diferentes marcas da companhia, acaba de adquirir a unidade da Freskito, produtora de pães e bolos, localizada na avenida Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar, na Vila Industrial.

Inicialmente, a Bauducco deverá ocupar o terreno de 14.404 m², com uma área construída de 9.957 m², iniciando atividades tão logo conclua o processo de licenciamento junto à Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, segundo informa o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Pedro Komura (PSDB), que acompanhou de perto o andamento das negociações entre os representantes das duas empresas.

“É uma importante conquista da administração Caio Cunha para Mogi”, diz ele, garantindo que a Bauducco chega com planos de contratar novos funcionários e, numa segunda etapa, ampliar a capacidade de produção da fábrica.

Depois de transferir a sua unidade originalmente implantada no distrito de Braz Cubas para o novo e moderno endereço da Vila Industrial, a Freskito vinha enfrentando dificuldades na manutenção da empresa, a ponto de estar operando com apenas dez empregados.

Com a transferência, conforme o secretário, a Bauducco pretende elevar este número para 150 colaboradores, que trabalharão em três turnos, mantendo a produção ininterrupta. As contratações deverão priorizar trabalhadores de Mogi das Cruzes. 

Ainda não estão definidos quais os principais produtos a serem fabricados na futura unidade da Bauducco em Mogi.

Ranqueada entre as mais valiosas marcas do País e responsável por um extensa linha de produtos, que vão de pães a bolos, passando por biscoitos, pão de mel, torradas e bisnaguinhas, a Bauducco ganha uma fatia ainda mais especial do mercado ao produzir panetones, chocotones e colombas, durante os períodos de Páscoa e Natal.

A empresa, que hoje fornece produtos para mais de 50 países, nasceu modesta, no bairro do Brás, em São Paulo. Em 1950, o casal de imigrantes italianos Carlo e Margherita Bauducco, ousou abrir uma pequena doceria naquela região da Capital, onde oferecia produtos resultantes de receitas trazidas pelos dois diretamente da Itália.

Dos doces aos panetones e outros tipos de forneados foi apenas uma questão de tempo. E, em 1962, o casal e seus dois filhos inauguraram a primeira fábrica em São Paulo. 

Ainda nos anos 90, a empresa deu um grande salto e se transformou no Grupo Pandurata, criado para abrigar as diferentes marcas produzidas pela companhia. Mas não parou por aí: os números cresceram e se multiplicaram, com inovações sempre impulsionando cada vez mais a empresa.

Em 2012 foi inaugurada, também na Capital paulista, a primeira loja da marca. A Casa Bauducco, que comercializa exclusivamente produtos da empresa, logo se espalhou por outras localidades, enquanto o grupo buscava novos mercados além das fronteiras brasileiras, até alcançar mais de meia centena de países.

Uma curiosidade: na avenida Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar, em Mogi, a Bauducco irá operar quase em frente a uma outra fábrica de pães e outros produtos do gênero, a Bimbo do Brasil, que pertence à Pulmann. 

A Bimbo veio para Mogi das Cruzes ocupando o espaço e instalações da antiga unidade fabril da marca Nutrella.

 

Veja Também