Bertaiolli no Tribunal de Contas? Ele nega, mas onde há fumaça…
O leitor contumaz desta coluna deve estar lembrado de uma notícia divulgada recentemente a respeito de rumores dando conta de um possível acerto político que consistia em colocar o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP) no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, como parte de um rearranjo político entre PL e PSD, que poderia […]
Reportagem de: O Diário
O leitor contumaz desta coluna deve estar lembrado de uma notícia divulgada recentemente a respeito de rumores dando conta de um possível acerto político que consistia em colocar o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP) no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, como parte de um rearranjo político entre PL e PSD, que poderia resultar na candidatura do deputado federal Marcio Alvino (PL-SP) a prefeito de Mogi das Cruzes, nas próximas eleições (os rumores foram comentados em duas ocasiões na coluna, confira aqui e aqui).
A notícia, publicada a título de especulação, já que circulava nos meios políticos da cidade, parecia ser algo como uma fake news ou boato de véspera de campanha eleitoral.
Tudo parecia muito irreal, até que nesta terça-feira (27), o portal Metrópoles, com sede em Brasília, trouxe a notícia, segundo a qual, “o secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab, gostaria de emplacar o deputado federal Marco Bertaiolli, do PSD paulista, na vaga de conselheiro que será aberta no Tribunal de Contas do Estado (TCE), em setembro”.
Diz a noticia assinada pelo colunista Gilberto Amado que “as articulações de Kassab viraram assunto entre liderança dos partidos que compõem a base de Tarcísio de Freitas na Assembleia Legislativa de São Paulo”.
Ainda conforme a nota, a indicação para essa cadeira cabe à Alesp, mas o apoio do governador sempre tem um peso importante na escolha.
O colunista brasiliense questionou Bertaiolli, que desconversou. Inicialmente disse que Kassab não finha ingereência nenhuma na citação ao seu nome como um dos candidatos à vaga no TCE. Segundo Amado, o deputado mogiano teria afirmado que “não tem nada de concreto”, na especulação. “Não fui consultado, não fui comunicado e nem estou participando dessas articulações”, teria dito Bertaiolli.
Segundo consta, o governador Tarcísio poderá indicar quatro conselheiros para o TCE. A primeira vaga será aberta com a aposentadoria de Edgard Camargo Rodrigues, que completará 75 anos. O cargo tem salário bruto de R$ 35.462,22.
Por mais que Bertaiolli negue, surge uma dúvida em relação ao assunto. Como um boato que circulava em Mogi acaba virando notícia em Brasília, se não tivesse um mínimo de fundamento?Mais do que nunca, parece atual o ditado dando conta de que onde há fumaça, quase sempre há fogo. Vale esperar o que virá por aí…
Pé gelado (1)
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), decididamente, está vivendo dias difíceis.
Enquanto vê crescerem as chances de ser condenado pelo TSE no julgamento da reunião com os embaixadores, no ano passado, que poderá resultar em sua inelegibilidade por oito anos, nem mesmo o Palmeiras, seu time do coração, consegue lhe dar alguma alegria.
Pé gelado (2)
Aproveitando a presença em São Paulo, no último domingo, ele resolveu assistir ao jogo do Verdão contra o Botafogo do Rio de Janeiro, no Allianz Parque, certo de que seu clube sairia vencedor.
Bolsonaro chegou ao estádio dizendo que o adversário não merecia estar liderando o Brasileirão e, por fim, acabou tendo de amargar a derrota de seu time por 1 a 0.
Ao ex-presidente restou só uma saída: atribuir o resultado às suas companhias no estádio: os corintianos Valdemar Costa Neto, presidente do PL, e André do Prado (PL), presidente da Alesp, que, mesmo em silêncio, podem ter “secado” o time do “chefe”.
Em Brasília
A Comissão Especial de Vereadores criada para buscar recursos federais e estaduais para cidade viajou para Brasília nesta terça-feira (27), em busca de verbas da União para Mogi.
O presidente e vereador Clodoaldo Aparecido de Moraes (PL) foi acompanhado dos vereadores Juliano Botelho (PSB) e Eduardo Ota (PODE), integrantes da CEB.
Os mogianos permanecerão em Brasília até esta quarta-feira (28), por conta de compromissos agendados.
Maria Fumaça
A Prefeitura de Guararema já contratou a empresa de transporte que deverá levar a antiga Maria Fumaça até as oficinas da Associação Nacional de Preservação Ferroviária (ANPS), na cidade de Cruzeiro, no Vale do Paraíba, onde deverá passar por reparos.
Enquanto isso não acontece, o trajeto entre Guararema e Luiz Carlos , que era feito pela locomotiva a vapor, durante os finais de semana, vem sendo coberto por uma locomotiva a diesel que, convenhamos, não tem o mesmo charme, nem o romantismo da “Velha Senhora”.
Rumo ao PP (?)
Nos meios políticos locais é dada como possível a transferência da vereadora Maria Luiza Fernandes, a Malu, do Solidariedade para o Progressistas, seguindo os passos da amiga e vice-prefeita, Priscila Yamagami, que assumiu a presidência da agremiação, em 14 de maio passado.
Tal decisão poderá realmente se concretizar, caso tenha sucesso a investida de alguns bombeiros da política que tentam reaproximar Malu do atual prefeito Caio Cunha (PODE). Os desencontros entre os dois vêm de algum tempo, com a vereadora engrossando o coro dos oposicionistas da Câmara.
Expresso Turístico
A empresa Imply Rental Locação de Equipamentos e Serviços Ltda foi a vencedora da licitação aberta pela CPTM para prestar serviços de administração de bilheteria, com venda de ingressos exclusivamente por canal online, para o Expresso Turístico, que tem Mogi das Cruzes como um de seus destinos.
A decisão dessa contratação acontece no momento em que a empresa planeja incluir novos roteiros no serviço que atualmente tem apenas três destinos: Mogi, Jundiaí e Paranapiacaba
Novidades no trem
As previsões de ampliação dos serviços do Expresso Turístico indicam que deverão acontecer ainda este ano.
E, entre as metas da CPTM, além de estudos para novos locais, está a incorporação de dois novos carros, um deles o vagão-restaurante; e desenvolvimento de produtos para explorar receitas de mídia e de varejo.