Diário Logo

Bispo d. Pedro Luiz Stringhini ordena novo diácono na Catedral de Santana

O bispo diocesano de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini, presidiu a solenidade de ordenação diaconal do seminarista Maiki Leonardo Silva, 20 anos, neste sábado (9), na Catedral de Santana. Conforme as normas da Igreja Catóica, o diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem e, a partir de agora, o mineiro de […]

9 de julho de 2022

Reportagem de: O Diário

O bispo diocesano de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini, presidiu a solenidade de ordenação diaconal do seminarista Maiki Leonardo Silva, 20 anos, neste sábado (9), na Catedral de Santana. Conforme as normas da Igreja Catóica, o diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem e, a partir de agora, o mineiro de Campos Gerais passa a se dedicar aos serviços da Igreja, como auxiliar os padres e bispo nas celebrações de missas, proclamação do Evangelho e preparo do altar.

Segundo dom Pedro, dentro de seis meses, possivelmente já no início do próximo ano, o diácono será elevado à condição de sacerdote, após a ordenação definitiva.

A celebração na Catedral foi acompanhada  pelos pais do seminarista e por católicos da Diocese de Mogi. Dom Vilson Dias de Oliveira, bispo emérito de Limeira, além de padres da Diocese de Mogi e da Diocese de Campanha  (MG) participaram da concelebração.

“É mais um que se junta ao serviço da Igreja. Para nós, uma bênção, já que os trabalhos são muitos e é preciso contar, cada vez mais, com a colaboração dos padres e diáconos”, afirmou o bispo dom Pedro Stringhini, em entrevista a O Diário, ao final das celebrações, já no Instituto Dona Placidina, onde ocorreu um almoço em comemoração à ordenação do futuro padre.

“É motivo de grande alegria para todos nós”, disse o bispo, lembrando que, no mês passado, foram ordenados oito novos padres na Diocese de Mogi das Cruzes.

Desde que chegou à cidade e assumiu o comando da Igreja na região do Alto Tietê, em novembro de 2012, o bispo já ordenou cerca de 50 padres, “um número muito bom”, segundo ele, que ressalta também o fato de a Diocese contar igualmente com cerca de 50 diáconos permanentes, que são homens casados pertencentes ao clero com funções idênticas às dos diáconos transitórios, seminaristas que, alguns meses depois de ordenados, passam ao segundo grau da ordem, o sacerdócio.

“Nossa Diocese está bem em novas ordenações”, diz o bispo, satisfeito com os números de diáconos transitórios e permanentes a serviço da Igreja Católica na região.

Futuro padre

O futuro padre da Diocese, Maiki Leonardo Silva nasceu em Campos Gerais (MG), em 17 de agosto de 1992, filho de Leonardo Sebastião da Silva e Vera Lúcia Silva.

No ano de 2020, foi recebido e acolhido na Diocese de Mogi das Cruzes.

No ano seguinte, ingressou no Seminário Diocesano.

Veja Também