Diário Logo

O Diário Logo

Bispo ordena quatro seminaristas durante celebração na Catedral

Numa celebração marcada pela emoção dos fiéis e familiares, o bispo diocesano de Mogi, dom Pedro Luiz Stringhini promoveu a ordenação diaconal de quatro novos seminaristas, durante a manhã deste sábado (3), na Catedral de Santana. Foram ordenados os futuros sacerdotes Diego Araújo Costa, Donizette Camilo Junior, Jardel da Silva Cerqueira e Victor de Moraes […]

3 de dezembro de 2022

Reportagem de: O Diário

Numa celebração marcada pela emoção dos fiéis e familiares, o bispo diocesano de Mogi, dom Pedro Luiz Stringhini promoveu a ordenação diaconal de quatro novos seminaristas, durante a manhã deste sábado (3), na Catedral de Santana. Foram ordenados os futuros sacerdotes Diego Araújo Costa, Donizette Camilo Junior, Jardel da Silva Cerqueira e Victor de Moraes Rezende.

O diaconato é o passo definitivo antes da ordenação sacerdotal. Com isso, os seminaristas passam a se dedicar em tempo integral a serviço da Igreja, auxiliando os padres nas missas, proclamando o Evangelho durante as celebrações e também cuidando da preparação do altar para as cerimônias.

Existem dois tipos de diaconato na Igreja Católica: o transitório, em que os ordenados, após alguns meses nesse trabalho passam para o segundo grau da ordem, tornando-se sacerdotes; além do diaconato permanente, destinado a homens casados. As funções são praticamente as mesmas para ambos, mas os permanentes não chegam ao sacerdócio e não têm, portanto, as mesmas atribuições dos padres.

O bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini, destaca sempre a importância de formação de novos padres para que a Igreja Católica possa ampliar o seu trabalho junto à comunidade da região do Alto Tietê sob jurisdição da Diocese de Mogi das Cruzes.

Veja quem são os futuros padres católicos, segundo informações divulgadas pela Diocese de Mogi:

 

Donizette Camilo Junior, 29 anos

Natural de Mogi das Cruzes (SP), nasceu em 17 de julho de 1993, filho de Donizette Camilo (in memoriam) e Maria Inês Pereira. Ingressou no Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus em 02 de fevereiro de 2015. Realizou estágio pastoral nas paróquias Nossa Senhora d’Ajuda, em Itaquaquecetuba; Paróquia Santa Cruz e Santa Margarida D’Youville e São Paulo Apóstolo, em Ferraz de Vasconcelos; e atualmente, na residência episcopal.

Escolheu como lema diaconal: “Como barro na mão do oleiro” (Jr 18,6)

 

Diego Araújo Costa, 31 anos

Natural de Guarulhos (SP), nasceu em 15 de setembro de 1991, filho de Mariano Maurício Lopes Costa e Rosmare Araújo Souza Costa. Ingressou no Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus em 26 Janeiro de 2016. Realizou estágio pastoral nas paróquias São José Operário, no distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes; Nossa Senhora de Lourdes, em Poá; Nossa Senhora do Rosário, em Mogi das Cruzes; Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional; e na Residência Episcopal.

Escolheu como lema diaconal: “Fazei de nós uma perfeita oferenda” (Oração Eucarística 3)

 

Jardel da Silva Cerqueira, 27 anos

Natural de São Paulo (SP), nasceu em 10 de outubro de 1995, filho de Luiz Santana Cerqueira e Maria da Glória da Silva Cerqueira (in memoriam). Ingressou no Seminário Diocesano de Mogi das Cruzes em 02 de fevereiro de 2015. Realizou estágio pastoral nas paróquias Cristo Redentor, Nossa Senhora d’Ajuda e Nossa Senhora do Carmo, todas em Itaquaquecetuba; Nossa Senhora Aparecida e São Roque, São Benedito, as duas em Mogi das Cruzes.

Escolheu como lema diaconal: “Seja forte e corajoso neste serviço! Não tenha medo, pois o Senhor o seu Deus, estará sempre com você” (Cf. Js 1,9)

 

Victor de Moraes Rezende, 26 anos

Natural de Jacareí (SP), nasceu em 23 de dezembro de 1996, filho de Sueli de Moraes Oliveira Rezende e Marco Antônio de Rezende (in memoriam). Ingressou no Seminário Diocesano em 02 de fevereiro de 2015. Realizou estágio pastoral nas paróquias Santa Isabel de Portugal, em Itaquaquecetuba; Nossa Senhora do Rosário, em Mogi das Cruzes; Nossa Senhora de Fátima, em Ferraz de Vasconcelos; e no Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional.

Escolheu como lema diaconal: “Tornei-me tudo para todos, a fim de salvar alguns a todo custo”. (1Cor 9,22)

 

Veja Também