Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Câmara de Mogi aprova instalação de “botão do pânico” nos ônibus coletivos

Os ônibus que atuam com o transporte coletivo em Mogi das Cruzes terão que instalar o “botão do pânico”, um reforço para garantir a segurança dos passageiros nas linhas urbanas e rurais do município. Trata-se de um instrumento eletrônico para auxiliar no combate aos furtos e roubos que ocorrem no interior dos ônibus. A instalação […]

Por O Diário
09/11/2021 18h49, Atualizado há 58 meses

Os ônibus que atuam com o transporte coletivo em Mogi das Cruzes terão que instalar o “botão do pânico”, um reforço para garantir a segurança dos passageiros nas linhas urbanas e rurais do município. Trata-se de um instrumento eletrônico para auxiliar no combate aos furtos e roubos que ocorrem no interior dos ônibus.

A instalação do equipamento nos coletivos é prevista no projeto de lei aprovado por unanimidade pela Câmara de Mogi das Cruzes durante a sessão realizada nesta terça-feira (09).  Tudo indica que a matéria será aprovada pelo prefeito Caio Cunha (PODE) para se tornar uma lei e ser obrigatoriamente acatada pelas empresas, até porque o autor da proposta, vereador policial Maurino José da Silva é do mesmo partido e próximo do chefe do Executivo. 

O “botão do pânico”, como define o projeto, dever ser instalado ao alcance das mãos ou pés de motoristas e cobradores, para facilitar o manuseio. A ideia é possibilitar que o instrumento eletrônico possa ser acionado discretamente, quando estiver ocorrendo algum crime no interior do coletivo.

Assim que acionado, o equipamento vai sinalizar e disparar um sinal alerta à empresa, que vai poder acionar a Polícia sobre a ação de bandidos e dar as informações do GPS sobre a localização do ônibus para que seja feita a abordagem.

O projeto, segundo o autor, tem o caráter inibitório, coercitivo e preventivo, e sua finalidade é diminuir drasticamente os assaltos e outros tipos de crimes que acontece nos transportes coletivos, causando muitas vezes prejuízos para as empresas e seus passageiros”.

“Esse projeto tem por objetivo diminuir o número de assaltos e garantir a segurança nos transportes, já que por este sistema de emergência, a polícia que vai ter agilidade para resolver o problema”, disse o vereador. Ele explica que “o sistema pode ser usado para qualquer tipo de anormalidade, como roubo, infortúnio, atentado e abuso contra a mulher”.

Segundo ele, “o ônibus é o meio de transporte mais utilizado pela sociedade e deve ser preservado, assim como, acima de tudo, a tranquilidade, a segurança e a vida dos passageiros e motoristas, que já sofrem com um sistema por vezes desconfortável e arriscado”.

Na justificativa do projeto, Maurino explica que a proposta também está sendo encaminhada via Senado e Câmara dos Deputados para determinar, por meio do Código Nacional de Trânsito, os veículos empregados nos serviços de transporte público sejam dotados desse equipamento.

Se aprovado pelo prefeito, o projeto de lei, retorna ao Legislativo para ser promulgado pelo presidente da Câmara, Otto Rezende (PSD)   

 

 

 

 

Mais noticias

ECA digital: o que muda na lei para influenciadores mirins?

CRESCER de Mogi está com inscrições abertas para Aulão de Redação do Cursinho Pré-Vestibular neste sábado (22)

Justiça absolve Lisandro, ex-vereador de Suzano, da acusação de 'rachadinha'

Veja Também