Câmara homenageia José de Carlo Filho por livros sobre a Festa do Divino
A Câmara de Mogi fez uma homenagem, durante a sessão desta quarta-feira (12) ao estudioso José de Carlo Filho e a esposa com “Votos de Aplausos e Congratulações” a José de Carlo Filho e a sua esposa Irma de Carlo pela publicação dos livros “Festa do Divino Espírito Santo em Mogi das Cruzes” e “Das […]
Reportagem de: O Diário
A Câmara de Mogi fez uma homenagem, durante a sessão desta quarta-feira (12) ao estudioso José de Carlo Filho e a esposa com “Votos de Aplausos e Congratulações” a José de Carlo Filho e a sua esposa Irma de Carlo pela publicação dos livros “Festa do Divino Espírito Santo em Mogi das Cruzes” e “Das origens à Festa do Divino”.
O homenageado foi até a Câmara para receber a homenagem, acompanhado pela esposa e filhos: José, Claudinei e Angelo Benedito. Nascido em maio de 1927, José de Carlo Filho é mogiano, devoto e profundo conhecedor da maior celebração do calendário mogiano. Ele foi festeiro de 1985, e fez a obra em conjunto com o professor José Maria Rodrigues Filho (falecido em junho/2018).
A iniciativa foi dos vereadores Marcos Furlan (PODE) e Mauro de Assis Margarido – Maurinho do Despachante (PSDB), como forma de reconhecimento pelos estudos e pesquisas reunidos nas duas obras. De acordo com os parlamentares, os livros vão ajudar a perpetuar a história do evento, que já soma 410 anos de tradição na cidade.
O documento ressalta que a tradicional Festa do Divino Espírito Santo em Mogi das Cruzes, é uma das comemorações religiosas mais importantes do município. Com suas manifestações folclóricas, realização de quermesse, alvoradas, passeatas noturnas, novenas, rezas e cânticos, procissões e entrada dos palmitos, “consegue sensibilizar toda a comunidade e demonstrar a fé religiosa de um povo que vê no Divino Espírito Santo, um grande testemunho de que o Cristo vive”.
Os parlamentares disseram ainda que De Carlo, além de devoto, se tornou um profundo conhecedor e pesquisador incansável da Festa do Divino, “debruçou-se por anos para a elaboração dos estudos para escrever os livros, que se constituem em valioso trabalho, cujo conteúdo deve ser absorvido por todos os que, cristãos ou não, se interessam pelo nosso folclore e pela nossa rica história”.
O vereador Maurinho reforçou que “com essas duas publicações, teremos mais uma ferramenta de conservação da memória dessa importante expressão religiosa e cultural”. Furlan disse que “essas publicações são importantes não somente para os religiosos, mas para todos os mogianos. Afinal de contas, a Festa do Divino é um símbolo da cultura e do folclore de Mogi”, disse.
Também foi citado no requerimento que concede os votos de aplausos, o professor José Maria Rodrigues Filho, falecido em 2018, que contribuiu para as pesquisas que resultaram nas duas obras em questão.
Cidadania
Durante a sessão de quarta-feira (13), a Câmara também aprovou três projetos de títulos de cidadania. Um deles é de autoria do vereador Marcelo Bras (PSDB), que concede a honraria ao ex-governador de São Paulo. O segundo projeto, do mesmo autor, oferece o título ao administrador Marco Antonio Scarasati Vinholi, ex-secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, no Governo de João Doria.
O terceiro projeto aprovado, de autoria do vereador Vitor Emori, outorga o título de Cidadão Mogiano a Gildo Takeo Saito, ex-presidente e atual diretor do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes.