Diário Logo

O Diário Logo

Com três homenagens, SP reconhece as ações de mogiano pró-deficientes físicos

O mogiano Cid Torquato será alvo de tríplice homenagem, na Câmara Municipal de São Paulo. Pela primeira vez, alguém irá receber, num só momento, três honrarias: o título de Cidadão Mogiano, a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão, oferecidos por autoridades paulistanas em reconhecimento ao seu trabalho em favor dos deficientes físicos. Será na próxima […]

21 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

O mogiano Cid Torquato será alvo de tríplice homenagem, na Câmara Municipal de São Paulo. Pela primeira vez, alguém irá receber, num só momento, três honrarias: o título de Cidadão Mogiano, a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão, oferecidos por autoridades paulistanas em reconhecimento ao seu trabalho em favor dos deficientes físicos. Será na próxima sexta-feira (28), no prédio do Legislativo paulistano.
“Essas três homenagens eu dedico a todas as pessoas com deficiência que batalham por seus direitos”, afirmou o ex-titular das Secretarias Municipal e Estadual da Pessoa Com Deficiência, cujas abrangiam inicialmente a Capital e, em seguida, todo o Estado de São Paulo.
Pessoa muito conhecida em Mogi das Cruzes, onde nasceu, Cid é advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da USP, com especialização em Direito Empresarial. Nesta área, atuou como executivo da Lowe & Partners América Latina e foi diretor de marketing e comunicação corporativa da Starmedia Networks.

Durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, atuou em Brasília  como assessor de Marketing da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. No cargo, ele foi o responsável pelos principais projetos de internet do governo federal.

Depois de atuar como consultor do International Trade Center, agência de cooperação da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça, e trabalhar também com o Sebrae e Sofitex no Brasil, ele acabou por fundar a Câmara Brasileira de Comércio Exterior , a Camara-e.net, quando atuou junto à Aliança Pró-Modernização Logística do Comércio Exterior do Brasil.
Aos 60 anos, após um acidente, durante mergulho, no Mar Adriático, na região da Croácia, que o deixou tetraplégico, Cid tornou-se um defensor intransigente da inclusão e acessibilidade em todo o País, onde ele defende também a formação e capacitação constantes de pessoas com deficiência.

Cid ficou conhecido, principalmente, pelo trabalho realizado como secretário da Pessoa com Deficiência, primeiro na cidade e, depois, em todo o Estado de São Paulo.

Atualmente, ele continua trabalhando, agora junto à iniciativa privada, como presidente da Icom Libras, um serviço online de comunicação entre pessoas ouvintes e surdos que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A plataforma traduz conversas em tempo real tanto para corporações, como órgãos públicos e pessoas físicas. 

SERVIÇO:

Homenagens a Cid Torquato
Data: dia 28 de abril, às 11 horas
Local: Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal de SP
Endereço: Viaduto Jacareí, 100, bairro da Bela Vista
São Paulo – Capital

Veja Também