Comissão de Vereadores pretende impedir o fechamento da passagem da Dr Deodato
O Legislativo de Mogi das Cruzes começa a se mobilizar para tentar evitar o fechamento da passagem de nível da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) da rua Dr Deodato Wertheimer aos pedestres. Para isso, a Câmara Municipal aprovou, na sessão desta terça-feira (22), um projeto que cria uma nova Comissão Especial de Vereadores (CEV), […]
22/03/2022 19h14, Atualizado há 53 meses
O Legislativo de Mogi das Cruzes começa a se mobilizar para tentar evitar o fechamento da passagem de nível da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) da rua Dr Deodato Wertheimer aos pedestres. Para isso, a Câmara Municipal aprovou, na sessão desta terça-feira (22), um projeto que cria uma nova Comissão Especial de Vereadores (CEV), que vai realizar um estudo mais amplo para mostrar os impactos negativos prejuízos que a medida vai causar aos usuários e comerciantes daquela área.
Segundo o autor da proposta, o vereador Clodoaldo Aparecido de Moraes (PL), a Comissão também vai fazer uma vistoria nas obras nas estações, avaliar a necessidade de reforma e de melhorias em todas as passagens de níveos pertencentes à CPTM e alternativas para o problema.
Ele disse que assim que concluir esse trabalho vai pedir a ajuda dos deputados estaduais Alto Tietê para pressionar o governo do Estado e impedir que o acesso seja fechado definitivamente no dia 1º de julho, como ficou acordado entre a Prefeitura e a direção da CPTM.
Há cerca de três anos, como destaca o vereador, o acesso, que até então era aberto também para o tráfego de veículos, passou a ser exclusivo para pedestres, “uma medida que causou prejuízos na época aos comerciantes das proximidades, que tiveram que se adaptar para sobreviver e que agora estão mais apreensivos ainda por temer que os negócios sejam ainda mais prejudicados pela falta de circulação de pessoas”.
Além disso, vereador cita as dificuldades para os moradores da localidade e pedestres que usam diariamente essa passagem para seguirem até suas casas e trabalhos, além de pessoas que frequentam igrejas próximas que teriam, que dar uma volta grande até a passagem da rua Cabo Diogo Oliver para atravessar a linha próximo à estação do Centro.
Na avaliação dele, assim como de outros parlamentares da Câmara, a CPTM precisa apresentar pelo menos uma alternativa, que seria a construção de uma passarela no local para compensar o fechamento da cancela no fim deste semestre.
O assunto vem sendo discutido em Mogi desde o fim de 2021, época em que a CPTM já queria ter fechado o acesso, mas teve que rever os prazos por determinação da Justiça, acionada pela Prefeitura, a pedido dos comerciantes, pastores de igreja, vereadores e usuário. Porém, recentemente a gestão fechou um acordo com a estatal para que o local seja interditado para pedestres no final deste semestre.
Para ele, os argumentos da CPTM de que isso tem atrasado o transporte até São Paulo por causa der alguns segundos em que se diminui a velocidade dos trens na passagem da Deodato é considerado “um absurdo depois de todos esses anos, e vamos contestar”.
O vereador explica que pretende envolver a Associação Comercial, Sincomércio, comerciantes, igrejas e usuários para nessa discussão. “Vamos tentar levar dados à CPTM e ao Governo do Estado para impedir o fechamento da passagem pelo transtorno que vai causar”, reforça.
Indicação
Durante a sessão, foi aprovado também uma indicação do vereador Iduigues Martins (PT) que também solicita ao prefeito Caio Cunha (PODE), que também realize os estudos que viabilizem a construção de uma passarela para transpor a via férrea da Dr Deodato