Diário Logo

Notizia Logo

Comitiva da cidade de Seki visita Mogi neste sábado

Mogi das Cruzes recebeu a visita de uma comitiva da cidade de Seki, do Japão, que veio à cidade para um encontro com o prefeito Caio Cunha (PODE) e lideranças do município. Integram a comitiva o prefeito de Seki, Kenji Ozeki, o presidente da Câmara de Seki, Masayoshi Miwa, o vice-secretário geral da Câmara de […]

29 de julho de 2023

Reportagem de: O Diário

Mogi das Cruzes recebeu a visita de uma comitiva da cidade de Seki, do Japão, que veio à cidade para um encontro com o prefeito Caio Cunha (PODE) e lideranças do município.

Integram a comitiva o prefeito de Seki, Kenji Ozeki, o presidente da Câmara de Seki, Masayoshi Miwa, o vice-secretário geral da Câmara de Seki,  Norihito Matsuda, e demais autoridades vindas do Japão.

A cerimônia de recepção da comitiva de Seki, aconteceu na manhã deste sábado (28), no prédio-sede do Executivo. O município japonês é a cidade-irmã mais antiga de Mogi das Cruzes, com 54 anos de relações internacionais diretas.

Além do prefeito Caio Cunha, também participaram da solenidade, a vice-prefeita, Priscila Yamagami, o chefe de gabinete Gabriel Bastianelli, vereadores e representantes da colônia japonesa no município.

A solenidade contou com a participação da Banda Infantojuvenil de Mogi das Cruzes, que executou os hinos do Japão, de Seki, do Brasil e de Mogi.

Na ocasião, o prefeito entregou o decreto de hóspedes oficiais e, na presença de representantes do Legislativo, também fez a entrega da outorga de título de Cidadão Mogiano ao prefeito de Seki, Kenji Ozeki.

“Em maio, nós mogianos fomos muito bem recebidos lá no Japão, onde fiquei encantado com a esplendorosa arte da cutelaria de Seki, famosa pela fabricação de lâminas. Desejo uma feliz estadia aos irmãos de Seki em Mogi e que eles possam sentir de perto o quanto a cultura nipônica está arraigada em nosso Município”, disse Caio Cunha.

O prefeito de Seki retribuiu as palavras. “Fiquei emocionado ao ouvir o hino do Japão sendo executado tão brilhantemente do outro lado do mundo. Depois, tive uma emoção ainda maior ao ouvir o hino de Seki. Sinto-me em casa, mesmo com 12 horas de diferença no fuso-horário e estando em outro continente. É com muita honra que recebo este título de ‘Cidadão Mogiano’”, completou o político nipônico.

A comitiva cumpre agenda oficial com visitas a empresas da cidade. Os japoneses também foram conhecer a  Vila Dignidade, Casarão do Chá e outros pontos do município.

O último compromisso será ainda hoje, em um jantar de despedida. A comitiva retornará ao Japão neste domingo (30).

 

Título de Cidadania

 

A entrega do Título de Cidadania é autorizada pelo Decreto Legislativo n° 177/2023, aprovado em plenário na sessão ordinária do último dia 12 de julho. Na cerimônia deste sábado, a Câmara foi representada pelos vereadores Juliano Botelho (PSB e Mauro Yokoyama (PL), um dos autores da homenagem legislativa.

“Quisemos retribuir todo o carinho da cidade de Seki, que sempre recepciona os mogianos com muita cordialidade. O prefeito Kenji recebeu o título de cidadão mogiano como uma maneira simbólica de fortalecer nossos laços de amizade”, disse Yokoyama.

Também são autores da honraria os vereadores Vitor Emori (PL), Eduardo Ota (PODE) e Marcos Furlan (PODE). Na justificativa do decreto, os autores alega que Kenji sempre trabalhou para revigorar os laços culturais, comerciais, educacionais e esportivos entre Seki e Mogi das Cruzes, razões pelas quais o Legislativo tomou a decisão de conceder a homenagem parlamentar.

Seki é “Cidade-Irmã” de Mogi das Cruzes desde 1969, quando o tratado entre as duas cidades foi assinado. Em 2011, Kenji Ozeki foi eleito pela primeira vez prefeito da cidade de Seki, onde atua até os dias atuais na coordenação do município japonês.

 

 

Veja Também