Diário Logo

O Diário Logo

Cozinha de Talentos ensina gastronomia a jovens maiores de 16 anos em Mogi

O projeto Cozinha de Talentos está com inscrições abertas para o curso de gastronomia, patrocinado pela JSL e realizado pelo Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC), com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do Fundo Social. A iniciatica tem como público-alvo jovens e adultos com idade mínima de 16 anos, […]

26 de julho de 2023

Reportagem de: O Diário

O projeto Cozinha de Talentos está com inscrições abertas para o curso de gastronomia, patrocinado pela JSL e realizado pelo Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC), com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do Fundo Social. A iniciatica tem como público-alvo jovens e adultos com idade mínima de 16 anos, preferencialmente de baixa renda e os interessados devem se inscrever até o dia 2 de agosto, de forma online. 

As vagas são limitadas, mas não foi divulgado o número de pessoas que será contemplado.

Acesse aqui a ficha de inscrição.

Os processos de inscrição e seleção dos contemplados serão conduzidos pela empresa Quest. Entre os critérios de seleção, serão observados itens como perfil socioeconômico, idade e currículo. A lista final dos selecionados será divulgada no dia 4 de agosto de 2023, na página do Facebook/Instagram do projeto. 

O curso busca abrir oportunidades para obtenção de renda, seja por meio de ações de empreendedorismo ou inserção no mercado de trabalho. Outros objetivos são auxiliar os participantes a desenvolverem o potencial criativo, estimulando o exercício da imaginação, da descoberta e da invenção, por meio de vivências, pesquisas e experiências.

A ação também incita os participantes a elaborarem e construírem projetos a partir de processos colaborativos de criação, estimulando assim o compartilhamento de conhecimento e o uso de ferramentas/maquinários adequados à formação específica. 

Além disso, o ato de aprender a cozinhar pode trazer benefícios terapêuticos, como alívio do estresse e ansiedade, autoconfiança, conexão social e estímulo mental; e práticos, como independência, economia financeira e hábitos alimentares saudáveis.

“Entendemos que a educação e a formação profissional são importantes ferramentas de transformação social e estamos muito felizes por contribuir com essa ação, que reúne esses dois pilares, capacitando os jovens para atuar com gastronomia, melhorando a empregabilidade e preservando a cultura local”, disse Ramon Alcaraz, CEO da JSL.

Segundo Marcia Gliosce, diretora executiva do Instituto São Paulo de Arte e Cultura, “a ideia é apresentar a gastronomia tradicional brasileira e transferir conhecimento para os participantes, na expectativa de salvaguarda dos saberes e fazeres dessas receitas que compõem o património imaterial do nosso país”.

As aulas serão presenciais, expositivas, teóricas e práticas e terão início no dia 7 de agosto. Os alunos selecionados serão divididos em duas turmas:

Turma 1 – Segunda e Terça , das 18h às 21h30
Turma 2 – Quarta e Quinta, das 18h às 21h30 

Sobre as inscrições
A inscrição gratuita pode ser feita na página eletrônica do projeto. Entre os critérios de seleção serão observados perfil socioeconômico, idade e currículo. 
Link de inscrição: https://forms.gle/MRjqep2yJppgBUf98

 Outras informações:

Telefone/Whatsapp (11) 99957-1817
www.facebook.com/cozinhapaulistasp
www.instagram.com/cozinhapaulistasp
E-mail: [email protected]

Veja Também