Diário Logo

O Diário Logo

DER conclui projeto para nova ponte na estrada da Volta Fria

A Prefeitura de Mogi das Cruzes recebeu, neste final de semana, o projeto para a construção de uma nova ponte sobre o rio Tietê, na estrada da Volta Fria. O estudo foi desenvolvido pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que também está realizando os trabalhos de pavimentação da via, e representa um avanço importante […]

16 de julho de 2023

Reportagem de: O Diário

A Prefeitura de Mogi das Cruzes recebeu, neste final de semana, o projeto para a construção de uma nova ponte sobre o rio Tietê, na estrada da Volta Fria. O estudo foi desenvolvido pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que também está realizando os trabalhos de pavimentação da via, e representa um avanço importante para atender uma demanda antiga da população da região, além de criar um novo corredor viário ligando a Via Perimetral ao distrito de Jundiapeba.

Atualmente, a transposição sobre o rio Tietê é feita por uma antiga ponte de madeira, que permite a passagem de um automóvel por vez e que não pode receber veículos de grande porte, como caminhões e ônibus, prejudicando o atendimento do transporte coletivo.

“O Governo do Estado custeou todo o trabalho de pavimentação da estrada da Volta Fria e a nova ponte não estava incluída porque não existia um projeto. Nós solicitamos e o DER elaborou o projeto. Vamos em busca de recursos para que a obra seja realizada, o que será fundamental para garantir a funcionalidade da estrada”, explicou o prefeito Caio Cunha.

Ele lembrou ainda que terá uma reunião com representantes do DER na próxima semana para discutir os investimentos e trabalhos do departamento na cidade. A construção da nova ponte na estrada da Volta Fria será um dos temas deste encontro, que será realizado em São Paulo.

O projeto geométrico funcional para a construção da nova ponte foi entregue nesta sexta-feira (14/07), durante uma reunião entre técnicos do DER e representantes da Prefeitura. Participaram a consultora Cristiane Ayres, o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira, e a secretária-adjunta de Mobilidade Urbana, Miriam Carrasco Benites.

Os trabalhos de pavimentação dos 11,66 quilômetros da estrada da Volta Fria entre a Via Perimetral e a avenida Guilherme Giorgi, no distrito de Jundiapeba, estão em fase final de execução. Além do asfalto, a via também recebeu serviços de drenagem e sinalização, inclusive com a implantação de lombadas indicadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

“O asfaltamento da estrada da Volta Fria é uma necessidade antiga da população que está se tornando realidade e trará mais respeito e dignidade a quem vive nesta região. Os moradores não terão mais que conviver com a poeira em dias de sol ou com a lama nos períodos de chuvas”, afirmou Caio Cunha.

O investimento na recuperação da estrada da Volta Fria é de cerca de R$ 40 milhões.

Veja Também