Desfile do Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II tem revelação de Jaguar feito sob medida
Os últimos dias foram marcados por um acontecimento especial no Reino Unido: o Jubileu de Platina, comemoração dos 70 anos de reinado da Rainha Elizabeth II, considerado o mais longo da história. A Jaguar e a Land Rover, montadoras de raízes britânicas, estiveram presentes com modelos icônicos das marcas. A participação incluiu a revelação de […]
Reportagem de: O Diário
Os últimos dias foram marcados por um acontecimento especial no Reino Unido: o Jubileu de Platina, comemoração dos 70 anos de reinado da Rainha Elizabeth II, considerado o mais longo da história. A Jaguar e a Land Rover, montadoras de raízes britânicas, estiveram presentes com modelos icônicos das marcas. A participação incluiu a revelação de um exclusivo E-Type 1965, renovado sob medida pelo time da Jaguar Classic.
O modelo especial foi elaborado a pedido de um cliente que desejava um Roadster fabricado no ano em que nasceu. Para transformar sonho em realidade, a equipe da Jaguar Classic rastreou um E-Type da Série 1 que foi construído apenas dois dias após a data de nascimento do cliente. Durante os 12 meses seguintes, o carro passou por uma reconstrução completa. O resultado foi um veículo de cor azul metálica, desenvolvida ao longo de meses especificamente para a encomenda e inspirada na Union Jack, como é carinhosamente apelidada a bandeira do Reino Unido.
A inclusão do Classic Infotainment garantiu uma experiência a bordo tecnológica. O sistema combina controles de tela sensível ao toque, navegação por satélite e Bluetooth com uma aparência de período compatível com o design clássico do veículo, criando harmonia entre visual vintage e modernidade.
O interior feito sob medida apresenta um detalhado estofamento de couro com acabamento em um tom de vermelho, mais um elemento inspirado nas icônicas caixas de correio britânicas. Seu acabamento foi feito à mão usando métodos tradicionais que fazem parte da expertise em acabamentos da Jaguar Classic Works Trim Shop.
Com a montagem da carroceria e a pintura completa, a equipe de engenharia trabalhou na remontagem de elementos mecânicos, incluindo uma série de melhorias. O motor original de 4,2 litros reto foi substituído por um motor maior de 4,7 litros, que proporciona um desempenho superior. Ele é otimizado para a condução em estrada e contém caixa de cinco velocidades especialmente desenvolvida pela Jaguar Classic para uma experiência de direção mais suave, silenciosa e refinada, complementada pela potente iluminação externa em LED, que eleva a luminosidade aos padrões modernos e proporciona uma condução noturna segura.
Já as melhorias na suspensão garantiram que o chassi possa explorar o desempenho proporcionado pelo trem de força com mais dinâmica, enquanto rodas mais largas, pneus e freios aumentados proporcionam aderência e confiança.
“Ser capaz de trazer à vida a visão de um cliente para seu E-Type dos sonhos é extremamente gratificante. O resultado é um veículo singular que mostra toda a amplitude do que a equipe da Jaguar Classic pode criar. Com uma clara referência à bandeira do Reino Unido no design, não consigo pensar em um lugar melhor para que ele faça sua primeira aparição do que o Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II”, comentou Stephen Hollis, Engenheiro Chefe da Jaguar Classic.
“Eu queria um E-Type clássico que pudesse ser confiável para a condução diária, confortável em Grand Tours e que permanecesse fiel ao original. O resultado é surpreendente e poder visitar instalações da Jaguar Classic Works é algo que ainda me deixa entusiasmado, mesmo após várias visitas. Estou muito orgulhoso do carro que a equipe apaixonada de lá criou. Tenho o privilégio de fazer parte de sua história”, disse o novo proprietário do E-Type 1965 renovado.
O exclusivo E-Type fez sua estreia ao lado de quinze jaguares icônicos para participar do desfile do Jubileu, incluindo uma seleção de Jaguar E-Types historicamente importantes, um carro de corrida totalmente elétrico I-PACE eTROPHY, e sete carros conversíveis da Jaguar.