Desmonte do viaduto é concluído antes do prazo e libera tráfego nas pistas expressas
A Concessionária do Sistema Rodoviário Rio-São Paulo S.A (CCR RioSP) concluiu o desmonte do antigo viaduto de Bonsucesso, no km 210 da Via Dutra, em Guarulhos (SP), na noite deste sábado (15). Para realizar o trabalho com segurança, foi montada uma operação complexa com envolvimento de 150 colaboradores e terceiros, e com a parceria da […]
Reportagem de: O Diário
A Concessionária do Sistema Rodoviário Rio-São Paulo S.A (CCR RioSP) concluiu o desmonte do antigo viaduto de Bonsucesso, no km 210 da Via Dutra, em Guarulhos (SP), na noite deste sábado (15). Para realizar o trabalho com segurança, foi montada uma operação complexa com envolvimento de 150 colaboradores e terceiros, e com a parceria da Policia Rodoviária Federal.
As atividades tiveram início às 22h de sexta-feira (14), quando o tráfego da pista expressa foi desviado, nos dois sentidos, para as pistas marginais.
A região da obra foi sinalizada com cones, faixas informando os desvios das pistas expressas para as pistas marginais e atuação de homens bandeira. Além de mensagens nos painéis de mensagens e veiculação de boletins na programação da rádio CCRFM, que presta serviços continuamente aos usuários da rodovia.
Foi montada também a operação visibilidade.
Viaturas da concessionária ficaram posicionadas em locais estratégicos para orientar os motoristas e rápido deslocamento para o caso de um chamado de ocorrência na rodovia.
Desmonte
Para o desmonte do antigo viaduto foram utilizadas escavadeiras de 30 toneladas equipadas com rompedores e mandíbulas hidráulicas de alta capacidade.
O trabalho começou pela demolição de toda a estrutura de concreto que compõem a parte superior da estrutura.
Na sequência, foram retiradas as vigas e pilares que sustentavam a antiga estrutura.
Por fim, mandíbulas hidráulicas fizeram cortes e a retirada de todo o aço. Para proteger o pavimento da rodovia, foi colocado um forro de material granular.
Novas marginais
Com investimento de R$ 1,4 bilhão, a CCR RioSP gera mais de 4 mil empregos diretos e indiretos nas obras de ampliação da capacidade de tráfego da região metropolitana de São Paulo. Para a região do Bonsucesso, local onde ocorreu o desmonte do viaduto, o novo contrato de concessão prevê a construção novas pistas marginais, além da ampliação das pistas expressas.
Serão sete quilômetros de novas marginais entre o pedágio de Arujá, próximo ao km 204, passando pelo trevo de Bonsucesso, no km 210 após o posto Sakamoto, no sentido São Paulo da Via Dutra.
No sentido Rio de Janeiro, também na região de Bonsucesso, serão construídos outros três quilômetros de novas pistas marginais.
Próximo ao trevo de Bonsucesso, no km 213, será construído um novo trevo denominado Jacu Pêssego.
Essa obra é importante pois contribui para melhorar ainda mais a fluidez do tráfego da região e também do trevo de Bonsucesso.
Uma vez que será uma nova opção de retorno para o motorista.
Outros investimentos serão realizados. Entre eles: construção de novos viadutos ligando a Via Dutra às rodovias Fernão Dias e Hélio Smidt, um novo acesso à capital paulista pela ponte do Tatuapé, o Via Dutra 100.