Dinheiro desviado de prefeitura do Paraná é enviado para Mogi
Veio parar em Mogi das Cruzes pelo menos uma parte do total de R$ 430 mil desviados da conta bancária da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Oeste, no noroeste do Paraná. A polícia já está investigando para saber, por meio da transação entre bancos, quem se beneficiou desse dinheiro ilegal. O desaparecimento do dinheiro foi […]
Reportagem de: O Diário
Veio parar em Mogi das Cruzes pelo menos uma parte do total de R$ 430 mil desviados da conta bancária da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Oeste, no noroeste do Paraná. A polícia já está investigando para saber, por meio da transação entre bancos, quem se beneficiou desse dinheiro ilegal.
O desaparecimento do dinheiro foi descoberto na terça-feira (11) CPOR um funcionário municipal daquela cidade e diante da constatação, a prefeita de Cruzeiro do Oeste, Helena Bertoco (DEM), divulgou nota oficial, confirmando o desfalque e anunciando providências.
Ela disse tratar-se de um crime cibernético que, após ser confirmado, a Caixa Econômica foi avisada, mas ainda não se tem informação se o uso irregular da senha da Prefeitura partiu de algum funcionário que pudesse ter conseguido o acesso, ou se foi resultado de uma ação externa de piratas cibernéticos que invadiram a conta do município.
Segundo consta, o montante desaparecido foi transferido para contas em Fortaleza (Ceará), Planaltina (Goiás) e Mogi das Cruzes (São Paulo) através de diversas transações bancárias. A Caixa Econômica Federal, responsável pela conta, foi notificada e estaria acompanhando os desdobramentos do caso, segundo informa o jornal Correio do Povo do Paraná.
Segundo as primeiras avaliações da Polícia Civil paranaense, as investigações levam a uma quadrilha especializada nesse tipo de crime, que estaria agindo em várias cidades do Brasil. A Polícia também constatou que o telefone da prefeita Bertoco também foi clonado na mesma época do desvio do dinheiro da conta do município.
Ainda não há informações se a Polícia Civil de Cruzeiro do Oeste já fez algum contato com o comando do setor policial de Mogi para uma troca de informações que possa ajudar no esclarecimento do crime.