Diário Logo

Em Mogi, pelo menos 2,1 mil não tomaram doses de reforço contra a Covid

Embora as autoridades de saúde alertem para a importância das doses de reforço da vacina contra a Covid-19 para ampliar a prevenção contra a doença, muitos daqueles que receberam a primeira e segunda aplicações do imunizante não voltaram para cumprir a nova seguinte.   No sistema Vacivida, da Secretaria de Estado da Saúde, constam 2.196 faltosos […]

27 de junho de 2023

Reportagem de: O Diário

Embora as autoridades de saúde alertem para a importância das doses de reforço da vacina contra a Covid-19 para ampliar a prevenção contra a doença, muitos daqueles que receberam a primeira e segunda aplicações do imunizante não voltaram para cumprir a nova seguinte.  

No sistema Vacivida, da Secretaria de Estado da Saúde, constam 2.196 faltosos para receber a terceira dose (primeiro reforço) da vacina contra a Covid-19, em Mogi das Cruzes.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, não há, até o momento, o número de ausentes para a quarta e quinta doses no sistema online do Estado, que faz o registro nominal da aplicação dos imunizantes. 

Para impulsionar a imunização na cidade e incentivar as pessoas a voltarem para receber as doses de reforço, a pasta municipal segue com várias ações, como o horário estendido e programação de vacinação em locais variados, atendimento casa a casa em comunidades rurais e mais distantes, entre outras formas de facilitar o atendimento. 

Além disso, em Mogi, as doses contra a Covid-19 seguem disponíveis em demanda espontânea (sem necessidade de agendamento) em qualquer unidade de saúde de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30, e há algumas opções para agendamento no site www.cliquevacina.com.br .

Apesar dos faltosos às doses de reforço, a vacinação contra a Covid-19 segue avançando na cidade. Os dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que já foram aplicadas 433.193 doses na cidade, sendo que 93,24% receberam a primeira dose ou a única; 87,23% tomaram a segunda ou a única; 62,60% voltaram para a primeira dose do reforço; seguidos por 32,82% (2º reforço – disponível para pessoas a partir de 12 anos); 13,33% (3º reforço) e 4º reforço (0,09%) – estas duas últimas são aplicadas somente a partir dos 18 anos.

 

Veja Também