Escolas do Alto Tietê estão entre as vencedoras da gincana “Xô Desperdício” da EDP
Três escolas dos municípios de Guararema, Itaquaquecetuba e Suzano ficaram entre as 10 unidades de ensino mais votadas da região e foram as vencedoras da 4ª edição da Gincana Cultural “Xô Desperdício” da EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê. As unidades de ensino serão contempladas com instalações de sistemas de Geração Solar Fotovoltaica. A […]
Reportagem de: O Diário
Três escolas dos municípios de Guararema, Itaquaquecetuba e Suzano ficaram entre as 10 unidades de ensino mais votadas da região e foram as vencedoras da 4ª edição da Gincana Cultural “Xô Desperdício” da EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê.
As unidades de ensino serão contempladas com instalações de sistemas de Geração Solar Fotovoltaica. A cerimônia de premiação será em São José dos Campos, no dia 30 de agosto.
De acordo com a EDP, a gincana faz parte do projeto Boa Energia nas Escolas, que busca estimular a comunidade escolar, de maneira lúdica, a reduzir o desperdício de energia elétrica nas escolas, residências e na sociedade em geral.
Na edição deste ano foram destinados 10 sistemas de Geração Solar Fotovoltaica, com capacidade máxima de 2,5 kWp, para as instituições vencedoras. As escolas foram escolhidas, após o período de votação dos conteúdos produzidos pelos alunos, a partir da temática do uso racional e seguro da energia elétrica.
O gestor da EDP, Roberto Miranda, explica que poder contribuir com o desenvolvimento sustentável das localidades de atuação da EDP é o objetivo da Gincana. “Pelo que podemos observar nos vídeos, os jovens executaram a atividade com maestria e demonstraram a devida importância com a Ação. Todos os conteúdos apresentados trouxeram mensagens importantes de um consumo consciente, seguro e sustentável, propagadas de formas criativas e lúdicas”, destaca ele, ao parabenizar os vencedores e participantes.
A Gincana Cultural Xô Desperdício faz parte do projeto Boa Energia nas Escolas, do Programa de Eficiência Energética da EDP, que utiliza a metodologia PROCEL Educação e é apoiado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
As todas vencedoras foram as seguintes:
EM José Donizete de Paiva – Guararema
EM Professor Paulo Henrique Barreiros – Suzano
EMEB Vila Zeferina – Itaquaquecetuba
EMEIEF Ottom Fernandes Barbosa – Cachoeira Paulista
EMEF Benedito Lúcio Thomaz – Potim
EMEF Professor Ernani Giannico – Tremembé
EMEF Professor Ernesto Marcondes Rangel – Roseiras
EM Professora Leda Maria Bilard de Carvalho – Lorena
EM Professor Mário de Assis César – Pindamonhangaba
EMEF Professora Dafne César Ghidella – Caçapava
Sobre a EDP Brasil
Presente há mais de 25 anos no país, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração (com foco em energia solar por meio de geração distribuída), Transmissão, e Comercialização de energia no mercado livre. Em Distribuição, atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2022, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 17 anos.