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Estado abre licitação para asfaltamento e construção de ponte na estrada da Volta Fria

O asfaltamento e a construção da ponte na estrada da Volta Fria, em Mogi das Cruzes, estão entre as obras licitadas pelo Governo do Estado, em uma nova fase do Novas Estradas Vicinais, um programa que integra o Pró-São Paulo, anunciado hoje (15) pelo governador João Doria (PSDB). Conforme antecipado por O Diário, ontem (14), […]

15 de setembro de 2021

Reportagem de: O Diário

O asfaltamento e a construção da ponte na estrada da Volta Fria, em Mogi das Cruzes, estão entre as obras licitadas pelo Governo do Estado, em uma nova fase do Novas Estradas Vicinais, um programa que integra o Pró-São Paulo, anunciado hoje (15) pelo governador João Doria (PSDB).

Conforme antecipado por O Diário, ontem (14), o  edital foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, prevendo obras de melhorias em 11,5 quilômetros do acesso entre Mogi das Cruzes e Suzano, e investimentos estimados em R$ 39,9 milhões, segundo informações da Secretaria de Estado dos Transportes e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER)

Na interligação entre as duas cidades, está prevista a realização dos serviços na estrada da Volta Fria (com melhorias nas vicinais Joaquim Pereira de Carvalho, Romildo Tardelli e Itapeti de Furnas) e na estrada do Furuyama, em uma extensão total de 11,5 quilômetros.

Desde o início do mandato do governo estadual, Mogi das Cruzes pressiona pela abertura da licitação da obra reivindicada há décadas. 

A ponte no rio Tietê, que hoje está fechada para veículos pesados por causa da debilidade da estrutura de madeira, vem sendo postergada há muitas gestões.

Nos anos 1980, o acesso foi licitado pelo Governo do Estado, a empreiteira vencedora iniciou os serviços, com a instalação das primeiras vigas de concreto, porém, o serviço foi abandonado e somente agora a cidade e os moradores do entorno deverão se ver livre da insegurança e dos prejuízos gerados pela ausência do tráfego pesado. Em especial, dos ônibus que levam estudantes que residem neste ponto da cidade para as escolas de Jundiapeba.

O asfaltamento, que irá atender aos moradores da região da Volta Fria, e a construção da ponte deverão oferecer aos mogianos e demais motoristas uma nova rota de acesso a Suzano.

A estrada da Volta Fria começa na via perimetral, na rotatória existente logo depois da estrada do Pavan (Evangelho Pleno), que recebe os motoristas da rodovia Mogi-Dutra; e termina na avenida Guilherme Giorgi, em Jundiapeba.

O programa também inclui obras em outras rotas do Alto Tietê. Na estrada das Neves e Matsuzaki, que faz a ligação entre a estrada dos Fernandes com a entrada do viaduto, serão asfaltados 2,9 quilômetros.Já a estrada do Furuyama, em Suizano, que está no lote 18, tem 2,93 quiolômetros.

“É uma grande vitória para todos nós, mais uma luta que se torna realidade. Finalizada a licitação, as obras poderão ter início ainda neste ano”, disse o deputado estadual e ex-prefeito de Suzano, Estevam Galvão, ao acompanhar o anúncio das melhorias.

Já em Biritiba Mirim, o pacote prevê a realização de serviços na estrada do Sertãozinho, em uma extensão de 12 quilômetros.

A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas nestes serviços está prevista para a partir do dia 27 de outubro, sendo que os projetos para as vicinais foram subdivididos em lotes. O prazo previsto para a conclusão da licitação é de 90 dias. 

 

Emprego e obras

O Pró-SP (www.prosp.sp.gov.br ) estima um investimento de R$ 47,5 bilhões até 2022, com a realização de 8 mil obras e geração de 200 mil empregos. Para 2022, um ano de eleição, o orçamento do Estado prevê investimentos da ordem de R$ 25 bilhões, além de mais R$ 22,5 bilhões que  já estão sendo ou serão aplicados em 2021 em  iniciativas públicas, ou por meio de concessões e PPPs.

“É o maior programa de obras da história do Estado de São Paulo. O Pró-SP nasce grande, do tamanho de São Paulo e do Brasil, gerando oportunidades, empregos, benefícios e melhor qualidade de vida”, afirmou o governador. 

Com o anúncio, o Governo de São Paulo confirma a maior recuperação da capacidade de investimento estadual desde 2015, quando o Estado liquidou R$ 18,5 bilhões em investimentos. Já na comparação aos orçamentos anuais geridos pela atual administração, o salto será de 81% em relação aos R$ 12,4 bilhões de 2020.

Segundo o Governo, em 2019, a gestão contornou desequilíbrios orçamentários entre despesas e receitas previstas na gestão antecessora. Na pandemia, a aplicação das verbas foi direcionada para a saúde, até o primeiro semestre de 2021.

Retomada pós-pandemia

O Pró-SP reúne iniciativas públicas e também decorrentes de 11 concessões e PPPs (Parcerias Público-Privadas).

O investimento de maior impacto é a retomada da construção da Linha-6 Laranja do Metrô. Com previsão de R$ 15 bilhões, a obra na capital é considerada a maior da América Latina na área de infraestrutura e já gera 3 mil empregos. A partir de janeiro de 2022, a Linha-6 deverá contar com 5 mil postos de trabalho e saltar para 9 mil vagas em março de 2024.

Também será feita a construção da Linha-17 do monotrilho e as extensões da Linha-2 Verde do Metrô e da Linha-9 da CPTM. A despoluição do rio Pinheiros, os contornos da rodovia dos Tamoios, o Hospital Pérola Byington e a concessão rodoviária Piracicaba-Pindorama, com 1,37 mil quilômetros de extensão, também integram o programa.

O Diário Oficial publica a licitação de R$ 1 bilhão em obras do programa Novas Estradas Vicinais.

Os valores deverão ser usados para recuperar 456 quilômetros em 54 vias.

O Palácio dos Bandeirantes ainda confirmou investimentos de R$ 400 milhões para recuperar 5 mil quilômetros de estradas de terra.

 

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