Diário Logo

O Diário Logo

Estevam Galvão aceita convite e vai liderar a Frente Cidadã no Alto Tietê

O ex-deputado estadual e atual presidente do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), Estevam Galvão de Oliveira, assinou, nesta segunda-feira (17), a ficha de filiação ao movimento SP Frente Cidadã, liderado pelo ex-deputado estadual, Campos Machado. Estevam será o diretor regional do grupo no Alto Tietê. Mesmo não estando vinculada diretamente a partidos políticos, […]

19 de julho de 2023

Reportagem de: O Diário

O ex-deputado estadual e atual presidente do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), Estevam Galvão de Oliveira, assinou, nesta segunda-feira (17), a ficha de filiação ao movimento SP Frente Cidadã, liderado pelo ex-deputado estadual, Campos Machado. Estevam será o diretor regional do grupo no Alto Tietê.

Mesmo não estando vinculada diretamente a partidos políticos, a Frente Cidadã pretende alcançar candidatos a prefeito e vereador “comprometidos com a condução de seus mandatos por um exercício permanente das várias prioridades que constituem os direitos políticos, civis e sociais da população”, segundo o presidente nacional Campos Machado.

Lançada há pouco mais de dois meses, a Frente conta com o vice-presidente Geraldo Alckmin como presidente de honra, e com o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, como patrono.

As primeiras ações do movimento foram iniciadas em São Paulo, mas Campos busca sua expansão para o restante do País, com dois objetivos fundamentais: a formação de novas lideranças políticas e o fortalecimento da democracia, baseado na defesa da liberdade religiosa, dos direitos das mulheres e das pessoas deficientes, além do combate efetivo ao racismo.

Segundo Campos, a SP Frente Cidadã será permanente e realizará ações de cunho social, de formação e capacitação de novas lideranças, com ênfase na elaboração e no fortalecimento de políticas públicas.

Da mesma forma, será obrigatório o comprometimento dos membros com a defesa das conquistas sociais pleiteadas pelos núcleos Mulher, Afro, Sindical, Empresarial, de Defesa da Liberdade Religiosa e das Pessoas com Deficiência, todos já integrados ao movimento. 

Estevam, que participou do lançamento da Frente, garante:

“Aplaudi de pé a iniciativa e certamente será um movimento importante para a boa política no País. Estamos juntos”, concluiu.

 

PC do B suspenso

O juiz da 287ª Zona Eleitoral de Mogi das Cruzes, Carlos Eduardo Xavier Brito, julgou procedente a denúncia do Ministério Público Eleitoral e determinou a suspensão da anotação do Diretório Municipal do PC do B, em razão do descumprimento à legislação em vigor que determina a prestação de contas de agremiação à Justiça Eleitoral. 

A medida deverá durar até que o partido regularize as contas do exercício financeiro de 2021.

O juiz deu um prazo de três dias, a contar de 14 de julho, para que o partido se manifeste, conforme as exigências da lei eleitoral.

Se não corrigir o problema, o partido corre o risco de ficar impossibilitado de lançar candidatos nas eleições municipais do próximo ano em Mogi.

 

Censo confuso

A confusão estabelecida após a divulgação dos números oficiais do Censo 2022 do IBGE não alcança somente os municípios do Alto Tietê, preocupados com a queda na arrecadação via Fundo de Participação dos Municípios, em razão das diferenças negativas entre a previsão e o número da população apontado ao final do levantamento.

Nesta terça-feira (18), o jornal Folha de S. Paulo divulga um levantamento mostrando que o Censo deverá reduzir também o número de vereadores em 140 cidades do País. A grita é generalizada.

 

Analista político

O presidente do Diretório Municipal do PV de Mogi, Romildo de Pinho Campello, está no vídeo como comentarista político.

Ele analisa dos fatos relativos ao cenário da região no jornal Alto Tietê Urgente, apresentado pelo jornalista Miguel Leite, na internet.

Campello, que já foi secretário de Estado da Cultura e colaborou na elaboração do programa cultural de governo do ex-candidato do PT a governdor, Fernando Haddad (atual ministro da Fazenda de Lula), está cotado para ser o candidato a vice-prefeito de Mogi na chapa encabeçada pelo virtual candidato a prefeito, Rodrigo Valverde (PT).

 

Reciclagem

A Comarca de Guararema ganhou destaque na campanha Recicla TJ, promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado, durante o mês de julho.

Após mobilizar vários setores da cidade, a juíza diretora do Fórum da cidade, juíza Vanêssa Christie Enande conseguiu que fossem arrecadados 120 quilos de materiais recicláveis, sendo 92 quilos de itens de escrita e 28 de esponjas sintéticas.

Tudo isso foi encaminhado para reciclagem e trocado por recursos que serão doados para instituições sem fins lucrativos, além de contribuir com o meio ambiente e a coletividade.

 

Participação

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo informa que qualquer pessoa pode participar do programa de reciclagem. Basta se dirigir ao Fórum mais próximo para entregar os materiais coletados na campanha.

São aceitos: esponja sintética, lápis grafite e colorido, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca-texto, marcadores permanentes e marcadores de quadro branco, bem como as respectivas embalagens desses materiais.

Por meio da coleta no Judiciário paulista, os produtos passam por um projeto de logística reversa da empresa Terracycle, em parceria com a Faber Castell e a Scotch Brite, para ser transformados em pellets, matéria-prima utilizada para a confecção de outros objetos, como bancos e lixeiras.

 

Veja Também