Diário Logo

Notizia Logo

Exposição e o Café das Pretas celebram o Dia da Mulher Negra em Mogi

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR)  e o  Conselho dos Direitos da Mulher (COMMULHER) promovem o primeiro Café das Pretas, nesta quarta-feira, feriado de Santana, no Parque Centenário, a partir das 15h, com objetivo de abrir um espaço de diálogo para mulheres pretas, colocando suas experiências de vida. A atividade faz parte […]

25 de julho de 2023

Reportagem de: O Diário

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR)  e o  Conselho dos Direitos da Mulher (COMMULHER) promovem o primeiro Café das Pretas, nesta quarta-feira, feriado de Santana, no Parque Centenário, a partir das 15h, com objetivo de abrir um espaço de diálogo para mulheres pretas, colocando suas experiências de vida. A atividade faz parte das comemorações do Dia da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, comemorado nesta terça-feira (25). Também foram programadas uma exposição e uma sessão na Câmara de Mogi das Cruzes.

Hoje, a exposição  “Mulheres de Mogi das Cruzes”, que será aberta a partir das 9 horas no saguão do prédio-sede da Prefeitura. A mostra terá visitação livre, conforme expediente do Executivo municipal e permanecerá neste local o até o dia 1º de agosto. É uma ação do COMPIR, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e também com o fotógrafo e designer, Marcos Dita. 
O objetivo da mostra é homenagear mulheres negras de Mogi das Cruzes que se tornaram referências em suas áreas de atuação.

A exposição ficará neste primeiro momento no prédio da Prefeitura, porém depois partirá para o Terminal Central (2 a 10 de agosto), Patteo Urupema Shopping (11 a 20 de agosto) e Câmara Municipal de Mogi das Cruzes (21 a 25 de agosto).
O ciclo portanto vai se encerrar no dia 25 de agosto, com uma sessão solene da Câmara Municipal, em que os quadros da exposição serão entregues às mulheres homenageadas. 

Comemorado no dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha remonta ao ano de 1992 quando, em Santo Domingo, República Dominicana, realizou-se o 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas. O encontro, além de propor a união entre essas mulheres, também visava denunciar o racismo e machismo enfrentados por mulheres negras, não só nas Américas, mas também ao redor do globo. Essa importante reunião fez com que a ONU, ainda em 1992, reconhecesse o dia 25 de julho como Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. 
No Brasil, a data também é celebrada pelo Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi um líder quilombola de destaque que resistiu à escravidão durante duas décadas no século XVIII, lutando pela comunidade negra e indígena que vivia sob sua liderança.

Outra ação alusiva à mesma data é a roda de conversa “Mulher Negra e Amamentação”, que segue com inscrições abertas. É uma realização do Sesc SP, em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Coordenadoria de Cidadania e Inclusão Social. O bate-papo será promovido no dia 1º de agosto, a partir das 19 horas, no auditório do prédio-sede da Prefeitura. A atividade é gratuita, destinada a pessoas com idade a partir dos 16 anos e as inscrições devem ser feitas de forma online.
 

Café das Pretas

É esperado um público de 50 mulheres que poderão apresentar propostas ao dois conselhos – o teor dos debates poderá fazer parte de documentos das pré-conferências.

A realização do encontro tem como ponto inicial o dia 25 de Julho, o dia da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, assim, este processo de escuta com as munícipes poderá auxiliar nos trabalhos de ambos os conselhos com o intuito de avaliar suas atuações, bem como pensar, conjuntamente, políticas públicas a serem propostas para o Poder Executivo.

A reunião será completamente relatada para apresentação de dados e diagnósticos aos conselhos, para as tomadas de decisões a partir das informações colhidas.

A partircipação é aberta ao público formado por mulheres negras da cidade.

Veja Também