Diário Logo

O Diário Logo

Homem é flagrado desmatando para construir estrada particular em Mogi

Nesta semana, na terça-feira (18), a Patrulha Ambiental, que pertence à Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, flagrou um desmatamento em uma Área de Proteção e Recuperação de Mananciais – Alto Tietê Cabeceiras, em Biritiba Ussu. O suspeito estava derrubando árvores para construir uma estrada particular. A ocorrência foi registrada na Delegacia do Meio Ambiente […]

20 de julho de 2023

Reportagem de: O Diário

Nesta semana, na terça-feira (18), a Patrulha Ambiental, que pertence à Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, flagrou um desmatamento em uma Área de Proteção e Recuperação de Mananciais – Alto Tietê Cabeceiras, em Biritiba Ussu. O suspeito estava derrubando árvores para construir uma estrada particular. A ocorrência foi registrada na Delegacia do Meio Ambiente e o responsável ficou à disposição da Justiça.

Após receber uma denúncia anônima de desmatamento pela Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), as equipes da Guarda chegaram até o endereço. O local fica próximo à Rodovia Mogi-Bertioga e na altura do quilômetro 71,5, foi possível perceber a supressão das árvores.

Ao avistarem a abertura que estava sendo feita, os guardas entraram no local e andaram por cerca de 300 metros, quando encontraram o suspeito utilizando uma máquina para derrubar as árvores nativas e eucaliptos. Ao afirmar que ele era o proprietário da área, o homem ainda disse que estava construindo uma estarda que o ligasse à futura residências que ele pretendia construir por lá. Entretanto, ele não tinha nenhuma autorização legal para isso.

Tendo como base as declarações do homem, a Guarda realizou uma pesquisa junto à Secretaria Municipal de Urbanismo, que constatou que o local que vinha sendo desmatado era uma Área de Proteção e Recuperação de Mananciais – Alto Tietê Cabeceiras. Então, a retroescavadeira foi apreendida e o homem detido.

O boletim de ocorrência foi registrado pela Polícia Civil, que é quem abriu inquérito e investigará o caso.

Ocorrências

A Patrulha Ambiental da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes foi criada em 2021 e, somente neste ano, realizou 72 flagrantes e deteve 29 pessoas, sendo 28 maiores de idade e 1 menor apreendido. Os flagrantes foram de construção irregular, movimentação/retirada de terra, caça ilegal, resgate de animais, corte/poda ilegal de árvores, degradação ambiental, supressão de mata, descarte de lixo/entulho, loteamento irregular, maus-tratos a animais, localização de veículo, apreensão de animais silvestres e apreensão de balão.

Ainda em 2023, 60 animais foram resgatados pelas equipes da Patrulha Ambiental, que atua junto às áreas de proteção ambiental e de proteção permanente, em ações como orientação, prevenção e combate a ocorrências.

A população pode auxiliar neste trabalho com denúncias pelo telefone 153, da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), que atende 24 horas por dia.

Veja Também