Alto Tietê ultrapassa marca de 100 mil casos confirmados de Covid-19
Duas marcas significativas acabam de ser alcançadas: a região do Alto Tietê ultrapassou nesta quarta-feira (9), os 100 mil contágios confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia, sendo mais de um terço apenas em Mogi das Cruzes. Mais 791 pessoas testaram positivo nas últimas 24 horas e 30 mortes foram registradas (leia mais […]
09/06/2021 15h55, Atualizado há 59 meses
Duas marcas significativas acabam de ser alcançadas: a região do Alto Tietê ultrapassou nesta quarta-feira (9), os 100 mil contágios confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia, sendo mais de um terço apenas em Mogi das Cruzes. Mais 791 pessoas testaram positivo nas últimas 24 horas e 30 mortes foram registradas (leia mais abaixo). Em paralelo, a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi acaba de divulgar que mais de 100 mil moradores já receberam ao menos a 1ª dose da vacina contra a Covid-19.
LEIA TAMBÉM: Professores protestam contra volta às aulas presenciais em Mogi
A região levou pouco mais de 450 dias para chegar aos 100 mil casos da doença – mostrando o rápido poder de proliferação da Covid-19. O primeiro caso da doença foi confirmado em 11 de março de 2020, referente a uma moradora de Ferraz de Vasconcelos, que se recuperou logo depois.
Com 100.778 contágios totais, a região somava na tarde desta quarta 4.287 vítimas que evoluíram ao óbito – resultando em uma taxa de letalidade de 4.2%. Já outros 78.995 pacientes foram classificados como recuperados.
Os dados são do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), que desde o ano passado, quando as cidades tinham apenas casos suspeitos da doença, assumiu a responsabilidade de agrupar e divulgar os dados da pandemia em conjunto com as prefeituras.
Mogi das Cruzes, a maior cidade do Alto Tietê, concentra um terço dos casos da região, com 30.555 confirmações da doença até a noite desta quarta-feira.
O lado positivo é que a vacinação avança no município. Desde o final de janeiro, quando a campanha teve início, até hoje, cerca de 22,3% da população (100.570) já recebeu ao menos a 1ª dose e 10,6% (47.810) também já tiveram o complemento, segundo dados atualizados na manhã desta quarta-feira (9) pela Prefeitura.
Somando os dados das 10 prefeituras da região, são cerca de 320 moradores que já receberam ao menos a primeira dose da vacina.
A Secretaria Municipal de Saúde abriu nesta quarta-feira (9), às 16 horas, agendamento online de primeira dose contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais com comorbidades no site http://www.cliquevacina.com.br .
Balanço
A região confirmou mais 30 mortes de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, saltando para um total de 4.287 vítimas fatais após quase 15 meses de pandemia. Mais 791 moradores testaram positivo para a doença nas últimas 24 horas, segundo dados do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).
Em Mogi foram mais seis vítimas, com idades entre 36 e 87 anos.
As demais mortes eram referentes a moradores de Arujá (3), Biritiba Mirim (2), Itaquaquecetuba (10), Santa Isabel (1) e Suzano (6)
Mogi segue liderando o ranking regional com 1.277 vítimas fatais. Na sequência estão Itaquaquecetuba e Suzano, com 820 e 771 mortes confirmadas cada, respectivamente.
No total, o Brasil somava até esta quarta-feira 477.307 mortos – é como se toda a população de Mogi das Cruzes, estimada em 450 mil moradores, tivesse ‘desaparecido’.