Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Apesar de expectativa, vacinação de idosos em ILPIs deverá começar apenas no dia 1°

A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes promoveu um encontro técnico com as pessoas que trabalham nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da cidade, porque são esses profissionais que vão aplicar as doses da vacina contra a Covid-19 nos idosos assistidos. Na manhã desta sexta-feira (29), a expectativa era de que a […]

Por O Diário
29/01/2021 08h33, Atualizado há 64 meses

A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes promoveu um encontro técnico com as pessoas que trabalham nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da cidade, porque são esses profissionais que vão aplicar as doses da vacina contra a Covid-19 nos idosos assistidos. Na manhã desta sexta-feira (29), a expectativa era de que a imunização nestes locais teria início ainda hoje, porém isso não ocorrerá.

Mais tarde, porém, a Pasta informou que as “doses já estão liberadas e as entidades estão agendando as retiradas provavelmente na segunda-feira (1°). Enquanto isso, Suzano praticamente terminou se vacinar essa parcela da população. E Guararema já finalizou o processo. 

Atualmente, o município conta com 15 casas públicas e privadas, que somam um total de 224 idosos abrigados. Os funcionários dessas unidades também serão imunizados. Eles são em 318.

Desde o início da pandemia, foram registrados 10 óbitos de pacientes que residiam em casas de repouso/asilos da cidade. Por questões éticas, a Secretaria Municipal de Saúde não divulgou o nome do local em que eles estavam abrigados.

Ainda segundo a pasta, há desde o começo da pandemia um empenho nos esforços de prevenção, controle e monitoramento das ILPI’s existentes no município.

Foram realizadas inspeções às instituições com o objetivo de orientá-los quanto à composição dos seus respectivos Planos de Contingência, disponibilizados testes rápidos para a testagem dos idosos e funcionários, intermediado acesso destas instituições ao Projeto Todos pela Saúde vinculado ao Banco Itaú no qual foi realizada testagem, além de acompanhar e articular as testagens sempre condicionadas aos critérios técnicos aplicáveis a cada caso.

Além disso, de acordo com a secretaria, as instituições mantêm comunicação constante com o Departamento de Vigilância em Saúde, através da Divisão de Vigilância Sanitária e, informam sistematicamente qualquer ocorrência que é avaliada pela equipe e, de acordo com a natureza e grau de risco, demandam intervenções imediatas. Por meio da Assistência Social são repassadas subvenções e recursos emergenciais em função da pandemia.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Juraci Fernandes, disse não ter recebido informações quanto ao processo de imunização da população da terceira idade da cidade, que está abrigada em instituições. No entanto, ela esperava que fosse cumprido integralmente o calendário do Plano Nacional de Imunização.

O Conselho entende que as equipes da ILPI também precisam incluir na lista de imunização os idosos que são atendidos pelo serviço Melhor em Casa na lista, porque eles dependem desse programa.

“A gente tem cobrando a Secretaria de Saúde de como está o atendimento neste programa desde o primeiro semestre de 2020, solicitando um relatório de quantas visitas foram feitas e em quais idosos, porque a maioria não consegue pegar um ônibus, por isso são atendidos em casa. É uma preocupação muito grande de como estão esses idosos, mas até agora não recebemos nenhuma informação”, pontuou.

Juraci destaca ainda que há idosos que são atendidos em abrigos para pessoas em situação de rua, devido à falta de vagas em ILPIs, e defende que eles também sejam imunizados, bem como aqueles que estão sem-teto.

Mais noticias

NR-1: empresas terão que monitorar riscos à saúde mental de funcionários

6 direitos do candidato no Enem que podem fazer diferença no dia da prova

Suzano Vôlei confirma retorno do oposto Paulão, ex-integrante da base do clube

Veja Também