Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Candidatos dizem o que pretendem fazer para melhorar a Saúde de Mogi

Quando questionados sobre as demandas para a Saúde de Mogi das Cruzes, os sete candidatos à Prefeitura são unânimes ao afirmar que a espera por consultas e exames de especialidade é o principal problema atualmente. A Secretaria Municipal de Saúde garante que tem buscado alternativas para reduzir estas filas, desde o final do ano passado, […]

Por O Diário
31/10/2020 12h46, Atualizado há 62 meses

Quando questionados sobre as demandas para a Saúde de Mogi das Cruzes, os sete candidatos à Prefeitura são unânimes ao afirmar que a espera por consultas e exames de especialidade é o principal problema atualmente. A Secretaria Municipal de Saúde garante que tem buscado alternativas para reduzir estas filas, desde o final do ano passado, mas aponta que a pandemia do novo coronavírus teria prejudicado essas ações. 

O atendimento está sendo retomado aos poucos, com todos os cuidados necessários. As cirurgias de catarata, por exemplo, terão a fila de espera zerada até o final do ano com um mutirão para realização de 1.988 cirurgias em andamento. Antes da pandemia, também foram realizados mutirões de oftalmologia (cerca de 5 mil atendimentos). A Única Ambulatorial manteve os atendimentos de especialidades e o Sepaco é uma parceria para a realização de alguns tipos de exames e procedimentos cirúrgicos.

Hoje, a cidade conta com 20 unidades e serviços especializados, como são o Pró-Mulher, Pró-Criança, Pró-Hiper e UnicaFisio. Em 2019, 261.983 consultas de especialidades foram realizadas nos atendimentos municipais. Foram feitos ainda 1.114.710 exames laboratoriais e outros 198.781 exames especializados. Além disso, 7.412 pequenas cirurgias foram efetivadas na Única.
Para atender a população, o sistema público conta com a atuação de 925 médicos e a Secretaria de Saúde é composta por 843 funcionários diretos e 2 mil indiretos. Eles estão distribuídos, além de outros serviços, entre as 21 Unidades Básica de Saúde (UBS), 16 equipes da Estratégia de Saúde da Família e quatro equipes de Agentes Comunitários de Saúde. Existem ainda seis unidades de saúde mental: Ambulatório Municipal, Caps Infantil, Caps II, Cecco, Caps AD e Residência Terapêutica.
As unidades de Pronto Atendimento são sete: a do Jardim Universo, que funciona 24 horas; a do Rodeio; do Oropó; de Jundiapeba; o PA do Hospital Municipal; o Pró-Criança e o Pronto-Socorro da Santa Casa. São 26 ambulâncias, sendo sete do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e 19 da Central de Urgências, Remoções e Emergências (Cure).

Uma das principais obras em andamento na cidade é a construção da Maternidade Municipal. O equipamento vai possibilitar que o atendimento seja dobrado em Mogi, aumentado o atendimento do município para realização de partos pelo Sistema Único de Saúde. A nova unidade terá capacidade para realizar até 500 partos por mês. O projeto prevê a construção de um prédio com 8 mil m² distribuídos em sete pavimentos (do subsolo ao 5º andar) e contará com 51 leitos, 10 leitos de UTI Neonatal, 10 leitos de cuidados intermediários, além da UTI Adulto, Centro Obstétrico e demais espaços especializados. O investimento é de R$ 35,1 milhões.

Está em construção ainda o Complexo Integrado de Saúde do Rodeio. As obras foram iniciadas em agosto e a unidade reunirá quatro serviços: o Pró-Hiper, a Clínica do Homem, a UnicaFisio II e Clínica da Pessoa com Deficiência. Neste, o investimento é R$ 9.717.888,86. Manter em funcionamento essa estrutura e reduzir as reclamações são os desafios do futuro prefeito.

O Diário perguntou aos sete candidatos a prefeito quais são os principais problemas do setor e as propostas para que isso seja resolvido. Confira a seguir as respostas:

CAIO CUNHA (PODE)

Demandas

A crítica inicial de Caio Cunha diz respeito às longas filas de espera para consultas, exames e cirurgias. Com a experiência no Legislativo, ele diz que pôde ter uma dimensão de outros problemas da Saúde, como a falta de postos em bairros mais distantes e de manutenção em algumas unidades já existentes. Ele lembra ainda que o sistema online deve receber melhorias, já que atualmente serve apenas para agendamentos.

Propostas

O candidato estipulou duas metas: priorizar a qualidade da saúde preventiva e básica e qualificar a oferta de leitos, cirurgias, consultas, exames e medicamentos. Para isso, uma série de ações serão desenvolvidas, como a reestruturação do Programa Saúde da Família, valoriza

FELIPE LINTZ (PRTB)

Demandas

Ao listar três problemas, Felipe Lintz ressalta que todos precisam ser vistos com a mesma importância. A falta de consultas e exames em especialidades é o primeiro citado por ele, na sequência o candidato elenca ainda a desestrutura nas unidades de atendimento – como equipamentos quebrados – e também o número baixo de ambulâncias, o que, segundo ele, gera horas de espera pelo atendimento.

Propostas

O candidato afirma que, caso eleito, vai contratar mais médicos e funcionários e adquirir mais ambulâncias. Lintz acredita que tudo isso será possível com o a realização de auditorias severas nos contratos firmados pela Saúde. A medida otimizaria os gastos, fazendo com que uma verba maior pudesse ser destinada à resolução de problemas. 

FRED COSTA (PDT)

Demandas

Ouvindo as reclamações dos munícipes, Costa afirma ter sido informado de esperas por consultas que já duram meses e até mesmo anos. Entre as especialidades que estão mais em falta, ele cita a cardiologia e a cirurgia vascular. A demora para conseguir fazer exames também é lembrada pelo candidato, que lamenta o fato de pessoas morrerem sem ao menos terem a chance de conseguir o atendimento.

Propostas

A criação de um centro de especialidades é uma das medidas prometida por Costa, em uma  parceria entre o governo municipal e o Sistema Único de Saúde (SUS). Pretende retirar a pediatria das Unidades Básicas de Saúde e implantá-la nas escolas. Para custear o setor, ele diz que encerraria os contratos com as Organizações Sociais de Saúde (OSS). 

MICHAEL DELLA TORRE (PTC)

Demandas

A falta de médicos, a demora para atendimentos, consultas e na marcação de cirurgia. Estes foram os problemas destacados pelo candidato, que diz que muitas vezes o paciente chega a marcar para realizar procedimentos em outra cidade e precisa sair do município para fazer exames. Della Torre critica também a falta de remédio na farmácia pública.

Propostas

O candidato apresenta 31 tópico, que foram subdivididos. Na saúde física, o Bem Viver é um programa para ampliar e qualificar a rede de atenção especializada, diminuindo a espera por consultas, exames e cirurgias. Na mental, o programa Resgate é voltado ao tratamento de alcoolismo. Na Social, há o Mogi Inclui destinado aos portadores de deficiência e a instalação de uma clínica de saúde bucal.

Miguel Bombeiro (PROS)

Demandas

Miguel relata que tem andado pelos bairros da cidade e escutado muito da população sobre a demora para marcar um atendimento. Em alguns casos, segundo o candidato, as pessoas chegam a desistir. Ele tem ouvido também que o agendamento é facilitado para aqueles que conhecem pessoas que trabalham na Prefeitura ou na Câmara e ressalta que isso não pode acontecer.
                
Propostas

Organizar os atendimentos. Essa é uma das propostas para que haja maior rapidez na marcação de exames e consultas. Os agendamentos devem ser feitos de acordo com o tempo estipulado pelo médico. Caso o especialista indique que um procedimento precisa ser feito em 30 dias, isso deverá acontecer mesmo que seja necessário um convênio com clínicas particulares. 

Marcus Melo (PSDB)

Demandas

Candidato à reeleição concorda que a principal dificuldade é poder ampliar o atendimento em consultas e cirurgias de especialidades, mas lembra que a responsabilidade é do Governo do Estado. Ainda assim, afirma que a cidade precisa buscar diminuir essas filas de espera mesmo que seja com a verba municipal. Outra demanda, são as consultas com clínico geral.
                  
Propostas

Melo garante que vai ampliar a Saúde da Família e implantar um serviço de telemedicina. A pandemia, diz ele, mostrou o quando isso pode ser eficiente. Outros planos são implementar do sistema de qualidade ISO 9000 na Saúde e contratar de auditoria e consultoria para analisar a eficiência dos contratos junto às Organizações Sociais de Saúde.

Rodrigo Valverde (PT)

Demandas

Quando perguntado sobre os problemas da Saúde, Valverde faz uma lista de itens que faltam em Mogi: equipamentos de saúde nos bairros mais distantes, principalmente os 24 horas; medicamentos; médicos; ambulâncias; articulação dos serviços municipais com os sistemas Estadual e Nacional; agilidade e horários para atendimentos em especialidades e exames e motivação aos funcionários. 
                
Propostas

O candidato acredita que seja necessário investir na prevenção. Para isso, quer triplicar o número de agentes da Estratégia de Saúde da Família, que hoje são em 130. Levando em conta que a cidade tem 450.785 habitantes, ele considera este número muito abaixo do que o necessário. Tendo os diagnósticos feitos de maneira preventiva, ele almeja diminuição nas filas de espera.

 

 

Mais noticias

Tarot semanal: previsão para os signos de 15 a 21 de dezembro de 2025

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 14/12/2025

Três pessoas ficam feridas após acidente com caminhão na Mogi-Guararema

Veja Também