Condemat deve escolher como presidente Rodrigo Ashiuchi, que vai coordenar vacinação
Após a posse dos prefeitos das dez cidades do Alto Tietê, na última sexta-feira (1º), será a vez da escolha da nova diretoria do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), que deverá acontecer na próxima terça-feira (5), a partir das 9 horas, na sede do Cemforpe, no bairro do Mogilar. Com a […]
Reportagem de: O Diário
Após a posse dos prefeitos das dez cidades do Alto Tietê, na última sexta-feira (1º), será a vez da escolha da nova diretoria do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), que deverá acontecer na próxima terça-feira (5), a partir das 9 horas, na sede do Cemforpe, no bairro do Mogilar.
Com a saída do cargo de Adriano de Toledo Leite (PL), ex-prefeito de Guararema, no dia 31 de dezembro passado, o posto de presidente permanece vago, até que aconteça a escolha do novo comandante da entidade que reúne os prefeitos das cidades de Mogi, Biritiba, Salesópolis, Guararema, Santa Isabel, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano, além de Guarulhos.
Ainda não há candidatos ao cargo, já que a inscrição pode ser feita até o momento da eleição.Informações de bastidores, porém, dão conta de que a presidência do consórcio deverá ficar nas mãos de um dos três prefeitos reeleitos: Gustavo Henric Costa, o Guti Costa (PSD), de Garulhos; Vanderlon Oliveira Gomes (PR), de Salesópolis; ou Rodrigo Ashiuchi (PR).
Segundo especulações, entre os três prefeitos, Rodrigo Ashiuchi é quem tem mais chances de vir a ser o escolhido. Não apenas pela desenvoltura demonstrada por ele durante o seu primeiro mandato, em Suzano, como pelo fato de ter sido o prefeito eleito com a maior votação proporcional de toda a região. Na contagem inicial do TRE, Rodrigo havia alcançado 77,8% dos votos dos eleitores de Suzano. Mas com a impugnação de um dos candidatos, os votos por ele alcançados foram redistribuídos entre os concorrentes e o percentual de Ashiuchi subiu para 82,6%.
A experiência de Ashiuchi, que já presidiu o Condemat por dois mandatos, deverá também pesar para que ele seja o escolhido, afinal, o consórcio terá pela frente uma responsabilidade extra, que será a de coordenar o processo de vacinação contra o novo coronavírus entre os municípios do Alto Tietê.
O Condemat tem sido, durante a pandemia, o principal interlocutor dos municípios com o Governo do Estado, a quem caberá liderar o processo de imunização no Estado de São Paulo, tão logo a Anvisa dê o sinal verde para o uso da Coronavac, vacina que está sendo desenvolvida pela China em conjunto com o Instituto Butantan, da Capital.
Em função da provável vacinação, os prefeitos já estão prevendo um primeiro semestre de muitas dificuldades, que exigirão grande jogo de cintura de cada um deles, mas, em especial, do futuro presidente do Condemat.
Entre outras atribuições, caberá ao Condemat intermediar as reivindicações dos prefeitos junto ao Estado e também colaborar na montagem dos esquema de vacinação, principalmente nas cidades de menor porte do Alto Tietê, que necessitarão de ajuda para estruturar o processo de imunização de seus moradores. A questão da liberação das vacinas será um outro problema que deverá exigir a mediação do consórcio, apontando as necessidades de cada uma das cidades da região.