Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Deputados pressionam pela extensão dos trens até César de Souza

Lideranças políticas que hoje em dia não atuam somente em prol de Mogi das Cruzes, os deputados federal, Marco Bertaiolli (PSD), e estadual, Marcos Damásio (PL), há anos falam sobre a importância da extensão da linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até César de Souza. Enquanto foi prefeito da cidade, Bertaiolli apostou na […]

30 de outubro de 2020

Reportagem de: O Diário

Lideranças políticas que hoje em dia não atuam somente em prol de Mogi das Cruzes, os deputados federal, Marco Bertaiolli (PSD), e estadual, Marcos Damásio (PL), há anos falam sobre a importância da extensão da linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até César de Souza. Enquanto foi prefeito da cidade, Bertaiolli apostou na construção dos túneis do Complexo Viário Tirreno da San Biagio, em um um acordo firmado com a autarquia.

Os dois túneis, sendo o primeiro entregue em 2016 e o segundo em 2018, permitiram que os carros não precisassem mais atravessar a linha do trem no sentido Centro-Mogilar e também no sentido oposto. Com isso, os trens da CPTM poderiam passar pelo local com um intervalo de seis em seis minutos.

“Enquanto eu era prefeito e fiz essa solicitação dos trens até César, uma das condições da CPTM era de que não tivesse mais aquela passagem de nível. Então, a obra foi feita não apenas pensando nos carros, mas também no andamento deste projeto. Agora é preciso acabar também com a passagem de nível próximo ao shopping, mas para isso já há um projeto da Prefeitura. Então, essas conversas precisam ser retomadas”, afirma Bertaiolli.

As reformas nas outras quatro estações (leia mais nesta página) também precisam continuar sendo cobradas na opinião do deputado federal, que acredita que os dois projetos possam ser feitos em paralelo, sendo um o complemento do outro. Para a concretização do trem até o distrito, ele lembra ainda que um convênio precisaria ser feito entre a autarquia do Estado e a MRS Logística, já que depois da Estação Estudantes a linha férrea faz parte de uma concessão federal e é operada pela empresa.

Para que os trens possam ir até César, também seria necessária uma reforma, para que as composições tenham espaço para fazer a manobra de retorno. Bertaiolli incentiva uma união da cidade para que esse projeto saia do papel. Isso porque ele vê o prolongamento da linha como uma alternativa para a melhoria do trânsito da cidade.

“Com o trem chegando até César nós teríamos cinco estações dentro de Mogi. Desta forma temos um metrô urbano e isso vai fazer com que o transporte de pessoas diminua nos carros e aumente nos trens. Um morador de César que precisa ir ao centro pega o trem, se precisa ir ao shopping também pode ir de trem. Isso melhoraria a locomoção interna de Mogi e, por isso, sou tão dedicado em fazer o trem ir até César”, ressalta o deputado federal.

Damásio concorda que ter esse projeto concretizado traria impactos positivos para a cidade. Ele crê que a ida do trem até César vai beneficiar um grande número de usuários, que chegarão mais rápido ao seu destino, sem ter de descer no centro de Mogi ou na estação Estudantes.

Além disso, diz que o trânsito na área central de Mogi e imediações das universidades também será desafogado. Além disso, a região no entorno da estação de César será valorizado e o distrito como um todo também.

“Esta é uma reivindicação antiga dos moradores do distrito, principalmente da classe trabalhadora, que utiliza o trem como meio de transporte. Sou totalmente favorável, ainda mais com o grande crescimento populacional da região que é um dos mais significativos do município de Mogi das Cruzes”, frisa.

A proposta de extensão da linha férrea é uma pauta antiga para Damásio, que em 2011 era Secretário Municipal de Desenvolvimento e acompanhou de perto as discussões em torno do assunto. À época, um abaixo-assinado com mais de 30 mil assinaturas chegou a ser entregue ao Governo do Estado.

Enquanto deputado estadual ele explica que concentrou esforços em outras pautas, como o fim da baldeação em Guaianases e a ampliação do Expresso Leste. Agora, pretende voltar a dar forças no pedido de ampliação da Linha 11-Coral.

Concessão

Marcos Damásio chegou à Assembleia Legislativa em 2015 e diz que desde então cobra as obras nas estações de Mogi. O Governo está defendendo agora a concessão de três estações mogianas à iniciativa privada. “Estamos acompanhando este processo, além de batalhar para que a estação de Braz Cubas também receba melhorias significativas”, garante o parlamentar.

Demanda Antiga

Em 2015, enquanto cumpria seu segundo mandato como prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli viu a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciar as obras de modernização das quatro estações da cidade. Naquele ano, a autarquia chegou a lançar licitações, que na sequência foram canceladas.  

Agora, uma empresa está qualificada para elaborar os projetos de engenharia dos pontos de parada, com exceção do que fica em Braz Cubas. “Estas reformas, e a construção de uma nova estação no Centro, são demandas que não podemos deixar de cobrar. Passadas as eleições, esta deve ser a prioridade da CPTM”, diz o deputado.

Veja Também