Em Mogi, ação beneficente estimula o exercício físico durante a pandemia
A pandemia do novo coronavírus provocou alterações nas atividades físicas. Em respeito ao distanciamento social, é comum encontrar pessoas se exercitando sozinhas nas ruas, acompanhadas apenas de um par de fones de ouvido. Ao observar essa mudança, um estúdio de Pilates de César de Souza decidiu inovar, criando um desafio online que “trabalha corpo e […]
12/11/2020 15h25, Atualizado há 60 meses
A pandemia do novo coronavírus provocou alterações nas atividades físicas. Em respeito ao distanciamento social, é comum encontrar pessoas se exercitando sozinhas nas ruas, acompanhadas apenas de um par de fones de ouvido. Ao observar essa mudança, um estúdio de Pilates de César de Souza decidiu inovar, criando um desafio online que “trabalha corpo e mente” enquanto promove conscientização e ainda faz doações ao Centro de Convivência para Apoio ao Paciente com Câncer (Cecan) de Mogi das Cruzes.
Idealizadora da ideia, Roberta Rodrigues – que também empresta o nome ao estúdio – explica o funcionamento do projeto, intitulado ‘1º Desafio On line Outubro Rosa/Novembro Azul’. “O objetivo é percorrer 100 quilômetros em um mês. A pessoa baixa um aplicativo, realiza a atividade – pedal, corrida ou caminhada – e manda print de quanto percorreu num grupo de WhatsApp”, diz ela.
Além do exercício em si, a programação visa jogar luz às campanhas Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e outras questões da saúde feminina, e Novembro Azul, com questões da saúde masculina. “Sempre trazemos alguma conscientização em relação a estes temas. Gostamos de trabalhar, por exemplo, com palestras, trazendo médicos para falar dos cuidados com o corpo”, continua a empresária e instrutora de Pilates, que precisou fazer alterações na agenda deste ano.
“Ainda nos encontramos em pandemia, e as pessoas não podem se aglomerar”, justifica Roberta. O desafio, então, vem justamente para que os participantes “continuem fazendo atividades físicas, percorrendo a distância exigida durante o desafio, mas sem causar nenhuma contaminação ou ficar preocupada em ser contaminada”.
Mais do que buscar a promoção “do bem-estar físico e mental por meio da atividade física”, o 1º Desafio online converte em boas ações a motivação das caminhadas, corridas e pedaladas. Parte da renda arrecadada com as inscrições – que incluem uma camiseta e uma medalha – será revertida à instituição.
“Faz parte da nossa filosofia contribuir com quem necessita, e o Cecan é nosso parceiro há anos”, afirma Roberta, que conclui sendo otimista. Ao computar os dados enviados pelos inscritos, descobriu que, em duas semanas, alguns já tinham atingido a meta, e outros até a ultrapassado. “Conseguimos manter o calendário ativo a partir desta inovação e está sendo muito bacana a troca de informações e experiências, ver um ajudando o outro”.