Futura unidade do Sesc em Mogi pode levar 10 anos para conclusão
Anunciada recentemente pela direção do Serviço Social do Comércio (Sesc), a nova unidade de Mogi das Cruzes ainda não tem data prevista para o início das obras, da mesma forma que também não há prazo para a inauguração. Segundo informa a assessoria do Sesc, a contração de projeto e depois da construtora, e a execução […]
Reportagem de: O Diário
Anunciada recentemente pela direção do Serviço Social do Comércio (Sesc), a nova unidade de Mogi das Cruzes ainda não tem data prevista para o início das obras, da mesma forma que também não há prazo para a inauguração.
Segundo informa a assessoria do Sesc, a contração de projeto e depois da construtora, e a execução das obras “devem ocorrer dentro dos próximos 10 anos, de acordo com o cronograma do plano de expansão da rede Sesc em todo o estado de São Paulo”.
Atualmente, a fase é de contratação do projeto e do escritório de arquitetura que apresentar a melhor proposta para a construção do novo Sesc. Normalmente, segundo as informações oficiais, essa escolha se dá por meio de concurso.
Depois de definida e concluída essa etapa, o próximo passo será a contratação da empresa construtora que ficará encarregada da execução da obra.
Sem o projeto, é impossível saber as características da futura obra. Somente após a conclusão desses trabalhos haverá condições de se avaliar o futuro espaço cultural que a cidade vai ganhar.
“Por enquanto – diz a nota do Sesc enviada a O Diário –, é prematuro informar qualquer data, mas tudo isso deve ocorrer dentro dos próximos 10 anos”, conforme o cronograma da ampliação do Sesc no estado de São Paulo.
A unidade definitiva da cidade deverá ocupar a mesma área onde atualmente o Sesc já oferece sua programação e serviços à população de Mogi das Cruzes e região: o antigo centro esportivo do Socorro, inaugurado provisoriamente em novembro de 2021. Mesmo durante o período de obras, o espaço deve seguir aberto e em pleno funcionamento, com muitas atrações para o público.
Perfil
Para o diretor do Sesc-SP, Danilo Santos de Miranda, a presença do Sesc em mais municípios e regiões da Capital vai impactar diretamente na geração de empregos e renda locais. A instituição estima criar milhares de novas vagas de trabalho, direto e indireto, para atuarem em toda a cadeia de operação para seu funcionamento.
No último balanço da instituição, de dezembro de 2022, o Sesc São Paulo registrava quase 8 mil empregados efetivos em seu quadro.
Com 22 milhões de habitantes, de acordo com a prévia do último Censo divulgada pelo IBGE em dezembro de 2022, a Grande São Paulo registrou um crescimento de 11% de sua população se comparado com o último Censo de 2010 – à época eram 19,6 milhões de habitantes. Com o aumento de novos moradores na Capital e em outras 38 cidades da região, a Grande São Paulo concentra, hoje, quase 50% da população de todo o estado.
Segundo informações oficiais, na Região Metropolitana vai ter unidade do Sesc em São Bernardo do Campo, em área de mais de 28 mil metros quadrados; em Mogi das Cruzes, na área do antigo Centro Esportivo do Socorro, onde desde novembro de 2021 já há programação do Sesc nas instalações provisórias; e Osasco, município em que o Sesc já se faz presente com programação em espaços provisórios e de parceiros e que irá contar com um novo centro cultural e desportivo.
A nota do Sesc
Eis a íntegra da nota enviada pela assessoria do Sesc a este jornal:
“A nova unidade do Sesc em Mogi das Cruzes ainda não tem uma data prevista para início das obras e, consequentemente, de inauguração. No momento, a fase é de contratação do Projeto e do Escritório de Arquitetura que apresentar a melhor proposta para a construção do novo Sesc na cidade. Em vias de regra, essa escolha se dá por meio de concurso. Uma vez definida e concluída essa etapa, o próximo passo é a contratação da Construtora que ficará responsável pela execução da obra. Por enquanto é prematuro informar qualquer data, mas tudo isso deve ocorrer dentro dos próximos dez anos, de acordo com o cronograma do plano de expansão da rede Sesc em todo o estado de São Paulo. A unidade definitiva vai ocupar a mesma área onde hoje o Sesc já oferece à população de Mogi das Cruzes e região sua programação e serviços, conhecida como antigo Centro Esportivo do Socorro. O espaço foi inaugurado em novembro de 2021 e seguirá aberto ao público em pleno funcionamento”.