Império recebe orações da Coroa do Divino na Praça Coronel Almeida; veja agenda da Festa
Um grupo de rezadeiras e rezadores da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes reza todos os dias a Coroa do Divino, no Império, instalado na Praça Coronel Almeida (em frente à Catedral de Sant´Ana). Ao todo, são 135 evangelizadoras, entre oficiais e auxiliares, que se revezam nos plantões, desde que a festividade […]
Reportagem de: O Diário
Um grupo de rezadeiras e rezadores da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes reza todos os dias a Coroa do Divino, no Império, instalado na Praça Coronel Almeida (em frente à Catedral de Sant´Ana). Ao todo, são 135 evangelizadoras, entre oficiais e auxiliares, que se revezam nos plantões, desde que a festividade começou, em 18 de maio.
De acordo com a coordenadora das rezadeiras e rezadores, Cida Barros, foram montados 60 plantões de três horas para os grupos. Há rezas às 7h, às 9h, às 12h, às 15h, às 18h e às 21h. “Elas estão bem organizadas para que possamos atender a todos, nesses horários de oração”, comenta Cida. Ela lembra que há rezadeiras e rezadores afastados por motivos de saúde e outras faleceram, nesse tempo de pandemia. “Perdemos oito rezadeiras e um rezador”, lamenta Cida.
Mas o grupo, agora conta com novas rezadeiras, conforme salienta a coordenadora, que nos conta sobre dois casos que mais lhe chamaram a atenção: “O primeiro trata-se da Andréia Maciel de Freitas, que, ao lado da irmã, se prontificou a ser rezadeira. Eu percebi que esse nome não era estranho. E ela me disse que estava atendendo a um ‘chamado’. A mãe dela, a Terezinha Maciel, foi auxiliar de rezadeira, anos atrás. Quando eu fui festeira, em 2004, ela já rezava. Há, também, o caso da Maria Lúcia Lugoboni, a Preta. Ela foi o meu um dos meus ‘braços direitos’ da Festa de 2004. O tempo passou e agora ela inicia como rezadeira. A Preta é voluntária na Santa Casa de Mogi das Cruzes e na Rede Feminina de Combate ao Câncer “Guiomar Pinheiro Franco” de Mogi das Cruzes”, detalha Cida.
As rezas da Coroa do Divino, no Império, também estão sendo retomadas neste ano. O Império abre todos os dias das 5 às 22 horas.
Entrada dos palmitos
Neste sábado (27), Mogi se prepara para uma das mais aguardadas tradições da Festa do Divino: a Entrada dos Palmitos. O evento, que faz parte da rica programação cultural e religiosa da festividade, promete encantar moradores e visitantes com suas manifestações folclóricas e religiosas.
A expectativa para este ano é de uma entrada dos palmitos ainda mais emocionante e grandiosa, pois retorna ao seu modelo originalmente conhecido, anterior ao período da pandemia. Os organizadores prepararam uma programação especial, com as conhecidas apresentações de grupos folclóricos locais e bandas, proporcionando um espetáculo cultural de encher os olhos e aquecer os corações.
Confira toda a programação da Festa do Divino 2023 por meio do APP (http://bit.ly/FestaDoDivino2023), no site (www.festadodivino.org.br) ou nas redes sociais Facebook (@festadodivinodemogidascruzes) e Instagram (@divinomogi).