Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Líder de bairro defende chegada do subúrbio até César de Souza

O presidente da Associação dos Moradores do Jardim São Pedro e Região, Adalberto Santana de Andrade, voltou a defender a extensão do trajeto da Linha 11 – Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre a estação dos Estudantes e o distrito de César de Souza, em Mogi das Cruzes. Andrade, que também é […]

Por O Diário
25/06/2023 09h08, Atualizado há 36 meses

O presidente da Associação dos Moradores do Jardim São Pedro e Região, Adalberto Santana de Andrade, voltou a defender a extensão do trajeto da Linha 11 – Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre a estação dos Estudantes e o distrito de César de Souza, em Mogi das Cruzes.

Andrade, que também é ferroviário, considerou “esdrúxula” a proposta apresentada pelo prefeito Caio Cunha de substituir os tradicionais trens de subúrbio por um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou pelo Bus Rapid Transit (BRT), como é conhecido o Ônibus de Tráfego Rápido, que circula em espaços exclusivos, o que lhe permite desenvolver mais velocidade. O prefeito apresentou tais propostas como alternativas a serem estudadas para baixar o custo da extensão da linha de subúrbios, que estaria inviabilizando a obra defendida há muito tempo pela cidade, especialmente pelos moradores de César de Souza.

As afirmações do líder comunitário vieram em função de o governador Tarcísio de Freitas haver conseguido o aval da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para contratação de financiamento destinado a implantar o Trem Intercidades entre a Capital e a cidade de Campinas, cuja distância, em linha reta é de 83,5 km, que pode chegar a 98km, se coberta por via rodoviária, de automóvel.

Segundo Andrade, o fato comprova que basta se ter vontade política para que o governo estadual realize alguma obra de seu interesse. Apesar de prometida por Tarcísio de Freitas, durante sua campanha eleitoral em Mogi e região, a extensão dos trens até César continua sem sair do papel. Não há sequer notícia de que a CPTM tenha feito algum estudo que aponte o custo ou as dificuldades para fazer com que os subúrbios cheguem até à sede do distrito.

“O governador conseguiu da Alesp a aprovação do financiamento para o Trem Intercidades, que vai beneficiar a região de Campinas. E depois o pessoal vem com mimimi para dizer que não pode ter trem até César por conta do custo?” – questiona Andrade.

“É o que eu sempre digo: quando o governo quer, ele se mobiliza e consegue. Basta lembrar que o valor a ser aplicado no Trem Intercidades é o triplo ou até mais do que se vai gastar para fazer o subúrbio chegar até a estação de César de Souza”, afirma ele, prometendo cobrar os deputados da região para que demonstrem ao governador  Tarcísio a importância e a necessidade  da extensão dos trens de subúrbio para a população da região de César de Souza, cujo crescimento tem sido intenso nos últimos anos, com a construção de novos prédios e a chegada de grandes lojas e supermercados.
“Vou cobrar deles, porque a fala e as ações do governador Tarcísio mostram que é uma falácia dizer que não há dinheiro para instalar uma estação aqui em César de Souza”, garantiu Andrade.

Mais noticias

6 suplementos que ajudam a fortalecer a imunidade no inverno

TOEIC e TOEFL: entenda as diferenças entre os principais certificados de inglês

Reforma do Centro Esportivo de Braz Cubas terá investimento de R$ 3,5 milhões

Veja Também