Missa mensal do Divino passa a ser celebrada na sede da Associação Pró-Festa
Às 20 horas de hoje (30), a missa em preparação à Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes de 2022 acontecerá na sede da Associação Pró-Festa do Divino, com celebração do padre João Paulo da Silva. A mudança faz parte de um plano da entidade e atende a um pedido feito pelo padre […]
30/08/2021 18h00, Atualizado há 59 meses
Às 20 horas de hoje (30), a missa em preparação à Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes de 2022 acontecerá na sede da Associação Pró-Festa do Divino, com celebração do padre João Paulo da Silva. A mudança faz parte de um plano da entidade e atende a um pedido feito pelo padre Dorival Aparecido de Moraes, que passará a utilizar as dependências da capela, onde esse ofício religioso vinha sendo realizado há alguns anos.
A missa é presencial, mas poderá ser acompanhada pelas redes sociais. Devotos e ex-festeiros deverão seguir os protocolos de segurança contra a Covid-19, como a utilização de máscara protetora e álcool em gel.
A transmissão ao vivo pode ser acompanhada por meio do Facebook da Festa do Divino (festadodivinodemogidascruzes).
Todos os meses, a celebração serve para manter a unidade entre festeiros, organizadores e devotos para a festividade que, no ano que vem, em 2022, será entre o dia 26 de maio a 5 de junho, com o tema Divino Espírito Santo, fazei de mim um instrumento de vossa paz.
O presidente da Associação Pró-Festa do Divino, José Carlos Nunes Júnior, afirma que a transferência da Capela do Divino para uso da Catedral de Santana foi acordada com o padre Dorival Aparecido, que assumiu a igreja-sede da Diocese de Mogi das Cruzes.
Já havia, informou Nunes Júnior, a ideia de se realizar a missa no espaço recém-formado na sede da entidade, localizada no Mogilar. “E, como a missa é mensal, a capela acabava sendo menos utilizada”, comentou.
Museu do Divino
Já ao pedido de transferência do Museu do Divino “Professora Amália Thereza Manna de Deus para um outro local, feito pelo padre Dorival, José Carlos afirmou que não há planos para que isso aconteça em curso prazo.
O uso do espaço está previsto em um termo de comodado firmado entre a Associação Pró-Festa e a Diocese de Mogi das Cruzes. Não ha prazo para o fim dessa parceria, segundo o presidente da entidade.
Ele afirmou que a flexibilização das regras do Plano São Paulo, deverá contribuir para a retomada da abertura e visitas ao acervo que possuí centenas de peças e registros sobre a história da Festa do Divino de Mogi das Cruzes.
No local, há espaço, inclusive, para o recebimento de pessoas na biblioteca, que possui amplo conjunto documental sobre a festividade em Mogi das Cruzes, e também reuniões.
O Museu e a Capela passaram a funcionar ao lado da Catedral de Santana em maio de 2010. Era um plano do ex-bispo Dom Airton José dos Santos, que foi concretizado logo que o bispo dom Pedro Luis Stringhini chegou à Diocesde de Mogi das Cruzes.
Antes de seguir para o prédio da Catedral, o Museu estava em uma casa alugada, na rua Coronel Souza Franco, também na área central.
A manutenção desse patrimônio é marcada por algumas dificudlades,e com a abertura maior ao público durante os dias do festejo.
Agora mesmo, segundo José Carlos, começa a ser tratada uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. O objetivo é ganhar recursos humanos para a ampliação do acesso do público e a visibilidade desse equipamento cultural da cidade.
No passado, visitas de turistas aos finais de semana eram frequentes. Mas recentemente, por causa da pandemia, e a saída de um funcionário, isso não está ocorrendo.
Já se aventou outros planos para a transferência para as dependências da Faculdade Paulo VI ou a própria sede da Associação Pró-Festa. Algo, no entanto, que assegura o presidente não está no horizonte do futuro próximo da entidade, localizada na avenida Francisco Rodrigues Filho, 1.232, na mesma rua, mas do lado oposto, da instituição de ensino mantida pela Diocese.
Procurado por telefone por O Diário, o padre Dorival afirmou que esse assunto deveria ser tratado com o presidente da Associação Pró-Festa.