Mogi adota atividades remotas na rede municipal na quarta (19) e quinta-feira (20)
A Secretaria Municipal de Educação informou nesta terça-feira (18) que as aulas presenciais serão suspensas nesta quarta e na quinta-feira em Mogi das Cruzes, véspera do feriado de Tiradentes (sexta, 21), quando as escolas já permaneceriam fechadas. Na rede municipal, atividades foram preparadas para os dois dias sendo que, amanhã, estão previstas aulas remotas com […]
Reportagem de: O Diário
A Secretaria Municipal de Educação informou nesta terça-feira (18) que as aulas presenciais serão suspensas nesta quarta e na quinta-feira em Mogi das Cruzes, véspera do feriado de Tiradentes (sexta, 21), quando as escolas já permaneceriam fechadas.
Na rede municipal, atividades foram preparadas para os dois dias sendo que, amanhã, estão previstas aulas remotas com alunos e professores nos períodos da manhã e tarde.
O Diário questionou a Secretaria de Estado da Educação e aguarda informação sobre a supensão das aulas na rede estadual para atualizar esta reportagem. Na rede estadual, os dois dias, quarta e quinta-feira seriam usados para atividades de planejamento, conforme calendário definido em 2022. Porém, como será realizado o Conselho de Escola, alunos e professores devem comparecer às discussões, conforme decisão de cada unidade de ensino.
A reportagem apurou que a decisão sobre quantos alunos devem representar a sala nas reuniões do colegiado é tomada por cada escola.
A reportagem procurou saber se a medida teria sido motivada pela insegurança instalada desde os dois últimos ataques a escolas, ocorridos na capital paulista e na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Em resposta, a Prefeitura de Mogi das Cruzes não respondeu sobre o tema que tem sido tratado em protestos de pais na cidade, desde a semana passada.
Na nota, a Secretaria Municipal de Educação informa que “houve a reorganização do calendário das escolas municipais e creches subvencionadas da rede municipal de ensino conforme as resoluções nº 9 e 10, que estabelecem que os dias 19 e 20 de abril sejam dedicados, respectivamente, ao conselho de turma/classe/ano e Organização Pedagógica e Administrativa (OPA) com formação em serviço sem prejudicar os dias letivos. O foco será na formação dos profissionais quanto à segurança nas escolas e saúde mental. As atividades serão feitas de forma remota”.
“No dia 19, pela manhã e tarde, os professores irão interagir com os alunos com atividades remotas em um período do horário regular de aulas. O outro período será dedicado à reunião de conselho de classe/turma/termo. Os demais servidores estarão em formação com a leitura de materiais e debate sobre ações internas de segurança nas unidades, além da participarão de lives com a Guarda Municipal, em que será abordado o projeto Anjos da Guarda e orientações sobre segurança e a Undime, que tratará de “Orientações sobre as ações de combate à violência e ameaças no contexto educacional”
Os alunos deverão novamente recorrer à internet para se conectar com as escolas.
Já a quinta-feira, continua a pasta, será dedicada “à formação de toda a equipe escolar com o estudo do Decreto 18611/2019, que trata dos regimentos das escolas municipais”.
No período da manhã será realizada a live “Conversando com os educadores sobre saúde mental nas escolas” com profissionais do Departamento de Educação Especial e Inclusiva da Secretaria de Educação.
A Prefeitura não recomendou às demais escolas particulares de educação infantil a adoção de atividades diferenciadas nestes dois dias: “Fica a critério de cada unidade escolar supervisionada pela Secretaria Municipal de Educação a alteração do calendário”.
Particulares
Em algumas escolas particulares, o calendário está mantido com aulas amanhã e na quinta-feira. Em algumas, estão previstas a realização de provas, segundo apurou O Diário com pais de alunos.
(Matéria em atualização)