Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Mogi terá mais três escolas no Programa de Ensino em Tempo Integral

A partir de fevereiro do próximo ano, os alunos das escolas estaduais Professor José Sanches Josende (Jardim Aeroporto III), Profª Sylvia Mafra Machado (Alto do Ipiranga) e Vereador Narciso Yague Guimarães (Vila Natal), de Mogi das Cruzes, passarão a fazer parte do Programa de Ensino em Tempo Integral (PEI). Elas estão na lista das 11 […]

5 de novembro de 2020

Reportagem de: O Diário

A partir de fevereiro do próximo ano, os alunos das escolas estaduais Professor José Sanches Josende (Jardim Aeroporto III), Profª Sylvia Mafra Machado (Alto do Ipiranga) e Vereador Narciso Yague Guimarães (Vila Natal), de Mogi das Cruzes, passarão a fazer parte do Programa de Ensino em Tempo Integral (PEI). Elas estão na lista das 11 unidades do Alto Tietê que serão beneficiadas pela iniciativa. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo governador João Doria (PSDB), acompanhado pelo secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares.

Leia também: Mogi descarta o retorno das aulas presenciais neste ano

Ainda na região, as escolas Profª Lacy Lenski Lopes, Profª Helena Loureiro Rossi e Profª Vera Lúcia Torres Rodrigues Affonso, localizadas em Póa; Jardim América, Jardim Santa Rita II e Mário Martins Pereira, de Itaquaquecetuba; e Prof. Raul Brasil – que foi alvo de massacre em 2019 -, e Sebastião Pereira Vidal, de Suzano, também contarão com o programa.

Em todo o Estado de São Paulo, serão 400 novas unidades funcionando neste formato. Com isso, o total subirá de 364, em 2018, para 1.064 a partir de 2021, representando aumento de quase 300%, com capacidade para atender cerca de 500 mil alunos.

As novas escolas que manifestaram interesse em aderir ao programa obedecem aos critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado da Educação, como contar com de 12 salas de aulas e atender a uma comunidade com maior vulnerabilidade socioeconômica.

Segundo a pasta estadual, a meta de mil escolas para 2023 já foi alcançada com a adesão destas 400 novas unidades, que vão oferecer 254 mil novas vagas para alunos dos anos finais dos ensinos Fundamental e Médio. No total, as 1.064 escolas do programa terão 542 mil vagas em todo o Estado de São Paulo, o que corresponde a 15% da rede. Em 2019, 4% da rede faziam parte do programa, com 135 mil estudantes.

 

Tempo integral

No novo programa, os estudantes contam com uma matriz curricular diferenciada, incluindo projeto de vida, orientação de estudos e práticas experimentais, além de clubes juvenis de acordo com temas de interesse, como dança, xadrez e debates.

Os alunos têm, ainda, apoio do professor tutor para fortalecer o desempenho acadêmico e orientação do projeto de vida. Eles também frequentarão disciplinas eletivas escolhidas segundo seus objetivos.

A carga horária é de até nove horas e meia, sendo que na rede regular, a jornada corresponde a cinco horas e 15 minutos.

 

 

Veja Também