Mogi terá tapete na procissão de Pentecostes no último dia da Festa do Divino
Os riscos dos desenhos do tapete ornamental para a procissão de Pentecostes foram preparados no sábado (27) na região central de Mogi das Cruzes para receber os devotos hoje, quando se comemora a descida do Espírito Santos sobre os discípulos de Jesus, a mãe dele, Maria, e seus seguidores. Essa antiga tradição marca ainda os […]
Reportagem de: O Diário
Os riscos dos desenhos do tapete ornamental para a procissão de Pentecostes foram preparados no sábado (27) na região central de Mogi das Cruzes para receber os devotos hoje, quando se comemora a descida do Espírito Santos sobre os discípulos de Jesus, a mãe dele, Maria, e seus seguidores.
Essa antiga tradição marca ainda os ritos finais da Festa do Divino que termina no domingo (28). O cortejo sairá por volta das 16h30 em frente à Catedral de Santana e percorre um trecho de vias da região central.
Serão 400 metros de arte em ilustrações que remetem à religião com os Dons do Divino (Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus), o logotipo usado pelos festeiros e a Campanha da Fraternidade. Serão 20 quadros e 26 passadeiras.
As vias a serem enfeitadas são: rua Doutor Deodato Wertheimer (na esquina com a rua Barão de Jaceguai), o Largo do Rosário e rua Dr. Paulo Frontin (até a esquina com o Centro Cultural de Mogi das Cruzes).
À frente da coordenação está o professor de artes plásticas, Mathias Tomasulo, de 88 anos, dos quais 40 anos são dedicados a confeccionar tapetes. “Na Festa do Divino, estou desde 2004”, explica seu Mathias, que está de olho na previsão do tempo: “Diz que vem chuva por aí, mas Deus vai querer que não para não tirar a beleza das obras, feitas com tanto capricho pelos nossos amigos voluntários.
O amigo voluntário, Aparecido Rodrigues, o Cido, vem de Salesópolis para fazer o tema da Campanha da Fraternidade”.
A produção envolve cerca de 200 pessoas de escolas, entidades, associações, e famílias devotas. Entre os materiais usados estão serragem tingida e areia colorida.
O Diário recebeu imagens sobre a montagem do tapete, como as fotos enviadas pela jornalista e advogada, Angela Lucareski, que participa da ação. “Acho que essa é uma tradição bonita, que deve ser mantida”, disse ela.
Ela conta que alguns artistas, grafiteiros, escolas e criança passam e querem participar, como é o caso da como Morgana que tem quatro anos e parou para ajudar. O Gabriel, de 13 anos, também participa da montagem do tapete. O pai dele é grafiteiro.
A programação da Festa do Divino 2023 está no APP (http://bit.ly/FestaDoDivino2023) ou nas redes sociais Facebook (@festadodivinodemogidascruzes) e Instagram (@divinomogi).