Movimento é intenso no drive thru de vacinação contra a Covid-19
Os adolescentes com idades entre 15 e 17 anos que aproveitaram o feriado de aniversário da cidade para receber a vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira (1), no drive thru do Pró-Hiper, no Mogilar, encontraram movimento intenso no local. A Secretaria Municipal de Saúde já solicitou ao Governo do Estado de São Paulo o envio […]
01/09/2021 16h13, Atualizado há 60 meses
Os adolescentes com idades entre 15 e 17 anos que aproveitaram o feriado de aniversário da cidade para receber a vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira (1), no drive thru do Pró-Hiper, no Mogilar, encontraram movimento intenso no local. A Secretaria Municipal de Saúde já solicitou ao Governo do Estado de São Paulo o envio de mais imunizantes destinados à primeira dose de adultos.
Todos já tinham feito o agendamento no site Clique Vacina, procedimento obrigatório para receber a vacina no município, mas o tempo médio de espera no local foi entre 1h30 e 2 horas. Havia 2,5 mil agendados para vacinação no drive thru e outros 1 mil pedestres para receberem a dose no Pró-Hiper nesta quarta-feira (1).
Segundo a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura, o movimento intenso no drive thru ocorreu porque o público chegou antes do horário agendado. “Pessoas agendadas para as 16 horas, por exemplo, chegaram às 12 horas. O não cumprimento de horário do agendamento acaba dificultando a logística da vacinação. Todos estão sendo orientados, mas muitos preferem ficar”, explicou.
Amanhã (2), às 16 horas, será aberta agenda para aplicação de segundas doses do imunizante Coronavac/Butantan/Sinovac àqueles que tomaram a primeira até o dia 7 de agosto.
Já na sexta-feira (3), também a partir das 16 horas, haverá vagas para segundas doses da vacina AstraZeneca para quem recebeu a primeira dose até 16 de junho.
Novas vagas também devem ser abertas para adolescentes a partir de 15 anos, que recebem o imunizante da Pfizer, ainda nos próximos dias.
Para receber tanto a primeira quanto a segunda dose é preciso ter efetuado o agendamento e comparecer munido de documento pessoal, comprovante de endereço, comprovante de agendamento e CPF ou Cartão SUS.
No caso dos adolescentes, eles precisam estar acompanhados do responsável ou, caso compareçam sozinhos, precisam levar o termo de consentimento preenchido e assinado pelos pais. O documento para menores de 18 anos está disponível no https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/pagina/secretaria-de-saude/vacinacao-de-jovens-de-12-a-17-anos .
Programação
Para comemorar o 461º aniversário de Mogi das Cruzes, a Secretaria Municipal de Saúde preparou para este mês de setembro uma programação voltada à prevenção de doenças, promoção da qualidade de vida e ampliação do acesso aos mogianos em atraso para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.
No próximo dia 8 de setembro, todas as unidades de saúde estarão atendendo pessoas em atraso com a segunda dose da vacina contra a Covid-19, sem necessidade de agendamento prévio. No caso da Coronavac, o atraso ocorre a partir do 29º dia após a aplicação da primeira dose e, da Astrazeneca, após a 12ª semana.
“O atendimento em livre demanda será válido apenas para os faltosos. Quem estiver na data correta para receber a segunda dose deve efetuar o agendamento online no www.cliquevacina.com.br “, explica a enfermeira Lilian Peres Mendes, chefe da Vigilância Epidemiológica Municipal.
A aplicação de segundas doses em livre demanda será realizada também no dia 11 de setembro, um sábado, das 9 às 15 horas, nos drives e unidades estratégicas.
No mesmo dia, a Secretaria Municipal de Saúde também promoverá o evento “Saúde no Parque”, no Parque da Cidade, com ações focadas na saúde mental em tempos de pandemia. Entre os serviços previstos estão controle de glicemia e pressão arterial; testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites; auriculoterapia; automassagem e cuidados odontológicos, entre outros.
Durante todo o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde pretende realizar busca ativa na Zona Rural para aplicação de vacina Covid-19 e visita domiciliar aos idosos que não tomaram a segunda dose e não atenderam às ligações das equipes do SIS 160.