Obras da Volta Fria só devem começar em março de 2022
A Secretaria de Estado dos Transportes informa que o início das obras de pavimentação e melhorias da estrada da Volta Fria está previsto para com início das obras em março de 2022. A licitação para a escolha da empresa que vai realizar os trabalhos deve acontecer ainda neste mês. O investimento previsto é de R$ […]
09/12/2021 18h03, Atualizado há 57 meses
A Secretaria de Estado dos Transportes informa que o início das obras de pavimentação e melhorias da estrada da Volta Fria está previsto para com início das obras em março de 2022. A licitação para a escolha da empresa que vai realizar os trabalhos deve acontecer ainda neste mês.
O investimento previsto é de R$ 39,9 milhões para os serviços que serão realizados em 11,5 km de extensão da via.
De acordo com a pasta de Transportes, a abertura dos envelopes com as propostas oferecidas pelas empresas está prevista para o final de dezembro. O Estado, no entanto, não informou qual o número de propostas até o momento
A Volta Fria, como destaca o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), está sendo contemplada na fase cinco do programa Novas Estradas Vicinais, que dá andamento às obras para modernização de vias municipais em todo Estado.
A estrada da Volta Fria começa na via perimetral, na rotatória existente logo depois da estrada do Pavan (Evangelho Pleno), que recebe os motoristas da rodovia Mogi-Dutra; e termina na avenida Guilherme Giorgi, em Jundiapeba.
No projeto está prevista a realização dos serviços na Volta Fria, que envolve melhorias nas vicinais Joaquim Pereira de Carvalho, Romildo Tardelli e Itapeti de Furnas, e na estrada do Furuyama,
Sobre o projeto de recuperação da ponte no caminho sobre o Rio Tietê, interditada há alguns anos, a Secretaria de Transportes informa que a obras será licitada separadamente, mas não estipulou prazos para a realização das obras.
O projeto executivo já está em elaboração e assim que estiver concluído será submetido à análise da Cetesb para aprovação. A previsão é de que isso ocorra no primeiro semestre de 2022, a partir de quando o DER poderá lançar o processo licitatório para construção da ponte., que hoje está fechada para veículos pesados por causa da debilidade da estrutura de madeira, vem sendo postergada há décadas.
Drama
A população que reside naquela área, que reivindica a obras há muitas anos, criou uma expetativa no início do mandato do governo João Doria, com as promessas feita pela Secretaria de Transportes de recuperar a estrada e também da ponte, já há alguns anos fechada para veículos pesados por causa de problemas com a estrutura de madeira.
As obras chegaram a ser licitadas nos anos 1980 pelo Governo do Estado. A empreiteira vencedora na época iniciou os serviços, fez a instalação de algumas vigas de concreto, porém, o serviço foi abandonado.
A estrada, por sua vez, que tem trafego pesado de caminhões sempre apresenta problemas. Além dos buracos e irregularidades na pista, os moradores que utilizam o acesso com frequência dizem que enfrentam problema com a poeira em períodos de seca e com a lama quando chove.
.Região
O programa Novas Vicinais inclui obras em outras vias no Alto Tietê, como é o caso da Neves e Matsuzaki, que faz a ligação entre a estrada dos Fernandes com a entrada do viaduto. No trecho estão previstos 2,9 quilômetros de asfalto.
A estrada do Furuyama, localizada na cidade de Suzano será contemplada com pavimentação em um trecho de 2,93 quilômetros. Tem ainda a inclusão de serviços em uma extensão de 12 quilômetros da vicinal do Sertãozinho, em Biritiba Mirim.