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Obras na Mogi-Dutra seguem em ritmo acelerado; DER mantém prazo de entrega para este mês

O trecho final da rodovia Mogi-Dutra (SP-88) está como a construção de um imóvel, quando entra na fase de acabamento. Praticamente toda a extensão de 6,2 quilômetros, entre Mogi das Cruzes e Arujá, já tem a pista adicional construída. A previsão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) é de que o tráfego seja liberado […]

4 de dezembro de 2020

Reportagem de: O Diário

O trecho final da rodovia Mogi-Dutra (SP-88) está como a construção de um imóvel, quando entra na fase de acabamento. Praticamente toda a extensão de 6,2 quilômetros, entre Mogi das Cruzes e Arujá, já tem a pista adicional construída. A previsão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) é de que o tráfego seja liberado até o final deste mês.

O motorista que transita no sentido Mogi-Arujá encontra as intervenções em andamento na altura do km 39, em frente ao condomínio Monterey. O residencial precisou alterar a saída principal para que a rodovia fosse duplicada. No local, a pista é finalizada e a passarela termina de ser montada.

Mais à frente, o acesso ao distrito industrial do Taboão também foi concluído, bem como a entrada para o Outlet Premium, inaugurado no último dia 25. Já no km 37, onde está previsto um posto de pesagem, a obra se encontra praticamente finalizada na pista.

Outra frente de trabalho está no km 36, onde uma máquina faz uma espécie de recuo da pista, à direita, no sentido Arujá. Está pronto também o retorno, que serve de acesso à Estrada Municipal e ao condomínio Hills.

Seguindo pela rodovia, no 34 km está uma passarela, seguida de um acesso para a Estrada dos Índios, que liga o município à cidade de Itaquaquecetuba e, de novo, mais uma passarela. A melhoria proposta para o trecho final de um quilômetro também está sendo realizada.

Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) mantém em ritmo intenso as obras para modernização da SP-88. “As equipes trabalham para que o tráfego seja liberado até o final deste mês. Neste momento, os trabalhos estão concentrados na pavimentação da pista, acabamento das passarelas, colocação de grama, sinalização, implantação de muretas e defensas”, ressaltou o texto enviado à reportagem de O Diário.

A obra é financiada pelo Banco Mundial – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e executada pelo Consórcio Construcap Copasa. O investimento é de R$ 103 milhões.

A duplicação deste trecho da rodovia é aguardada desde 2005, quando a primeira parte foi entregue. A promessa de que a obra seria duplicada foi feita em 2010, mas o primeiro anúncio ocorreu em abril de 2014 e, na época, o investimento seria de R$ 149 milhões.

A licitação chegou a ser aberta com previsão de início dos trabalhos em junho do mesmo ano, o que não aconteceu. Em novembro de 2015, o edital foi revogado pelo Estado para a atualização de valores. O processo foi retomado apenas em 2017.

Em outubro deste ano, a dois meses do prazo final para a entrega dos 7,5 quilômetros finais da rodovia Mogi-Dutra, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) anunciou que enfrentava uma luta judicial para conseguir desapropriar uma área essencial para o desenvolvimento do projeto conforme previsto em edital. Por conta disso, 1,3 quilômetro da rodovia não teria a pista adicional.

Prazo já foi adiado por duas vezes

As obras de duplicação do trecho final da rodovia Mogi-Dutra (SP-88) começaram com nove meses de atraso. Prevista para janeiro de 2018 só tiveram início em setembro daquele ano.

Ainda assim, o prazo de 24 meses foi mantido, com término começo deste ano. Ocorre que, em janeiro, o DER informou a prorrogação para novembro.

Já em setembro, a nova data foi atualizada para dezembro. Quem utiliza o trecho vive a expectativa de que o novo prazo seja respeitado, visto que a via é estratégica para ligar Mogi das Cruzes à rodovia Presidente Dutra (BR 116), maior via do país. 

Espera imensa

Em outubro deste ano, a dois meses do prazo para entrega dos 7,5 quilômetros finais da rodovia Mogi-Dutra, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) anunciou que enfrentava uma luta judicial para desapropriar uma área essencial ao desenvolvimento do projeto conforme previsto em edital. Por conta disso, 1,3 quilômetro da via não teria a pista adicional.

Em entrevista a O Diário, a diretoria do órgão ligado à Secretaria de Estado de Transportes e Logística prometeu novo projeto de licitação para que a rodovia fosse duplicada inteiramente. A ideia é fazer um desvio à esquerda, no sentido Mogi-Arujá, para contornar a área não desapropriada, até junto ao trevo de Arujá, mantendo as características do trecho já duplicado.

Em nota, o DER informou que prepara os elementos técnicos necessários à contratação do projeto executivo, que será por licitação pública. 

 

 

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