Prefeitura une secretarias para comandar a Saúde no lugar de Naufel
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informa que vai nomear uma comissão com representantes das pastas de Governo, Gabinete e Finanças para comandar a Secretaria Municipal de Saúde no lugar do médico pediatra Henrique Naufel, exonerado nesta segunda-feira (12), a pedido do Ministério Público, que recomendou o seu afastamento por ter furado a fila da […]
12/04/2021 19h14, Atualizado há 61 meses
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informa que vai nomear uma comissão com representantes das pastas de Governo, Gabinete e Finanças para comandar a Secretaria Municipal de Saúde no lugar do médico pediatra Henrique Naufel, exonerado nesta segunda-feira (12), a pedido do Ministério Público, que recomendou o seu afastamento por ter furado a fila da vacinação contra a Covid-19.
A comissão deve atuar temporariamente até que o novo titular assuma a Saúde. A Prefeitura explica que esse grupo de servidores vai garantir que os serviços prestados pela secretaria continuem, com o foco no combate à pandemia. Além disso, vai coletar dados neste período de transição para que o futuro titular já tenha subsídios assim que assumir a função.
A informação sobre a exoneração secretário neste momento crítico da Covid-19 surpreendeu profissionais e lideranças do setor. Apesar de o afastamento ter sido solicitado pelo Ministério Público (MP), havia uma expectativa de que o prefeito Caio Cunha (PODE) pudesse reverter a situação, já que Naufel estava à frente dos trabalhos desde o início da pandemia, em 2020, como secretário do ex-prefeito Marcus Melo (PSDB), motivo pelo qual foi mantido pela atual gestão.
Além disso, durante um encontro ocorrido na semana passada, a Promotoria havia atendido o pedido do prefeito e concedido um prazo de 15 dias para o prefeito se pronunciar sobre a recomendação. Questionada sobre os motivos dessa antecipação e se algum outro fator teria motivado a demissão, a Prefeitura apenas comentou: “Sim, houve um agravante, que motivou o adiantamento da decisão”, mas não deu nenhum outro detalhe.
Sobre o caso, o promotor de Saúde Pública de Mogi, Fernando Lupo, esclarece que a recomendação foi dada pelo fato de o secretário ter sido vacinado contra a Covid, sem observar a ordem do grupo prioritário, conforme amplamente noticiado pela imprensa.
Porém, em nota encaminhada à O Diário explica que “posteriormente, na semana passada, o MP realizou diligências e constatou que dezenas de servidores da secretaria municipal de Saúde, sob a responsabilidade do secretário, também foram vacinados indevidamente, pois exercem função administrativa e burocrática. Por isso, a recomendação inicial foi acatada”.
A informação confirma o que havia sido apurado pela reportagem de O Diário na semana passada, após o encontro entre as partes
O promotor alega ainda que em relação ao secretário prosseguem investigações sobre eventuais atos de improbidade administrativa e ilícito penal.
Pandemia
A administração municipal informa que o prefeito já estuda um novo nome para o cargo e que os trabalhos de enfrentamento à crise seguem normalmente. “As diretrizes no combate à pandemia continuam, inclusive em função dos resultados positivos observados nos últimos dias com a queda na ocupação de leitos. Mais leitos serão abertos no município e a vacinação segue de forma intensa e ordenada”, reforça.
A pasta também sofreu outras perdas com a demissão de outros diretores que integravam a equipe de Naufel. Foram três servidores em cargos de comissão que também pediram afastamento e se despediram da equipe após depois do anúncio do desligamento do secretário. Contudo, os pedidos de exoneração ainda não tramitaram no departamento de Recursos Humanos.
“Mas é importante salientar que os serviços prestados pela Secretaria à população não serão prejudicados com estas alterações. Como divulgado anteriormente, uma comissão interna vai assumir temporariamente a Secretaria da Saúde neste período de transição”.
Leia nesta terça-feira (13), no site de O Diário a repercussão se profissionais da saúde e lideranças da cidade sobre a saída de Naufel.