Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Professora aposentada é cotada para assumir Secretaria da Educação de Mogi

O prefeito eleito Caio Cunha (PODE) deve anunciar na próxima segunda-feira (21) o nome da futura secretária municipal de Educação que integrará a sua equipe de governo. Os indicados para as pastas de Transporte, Gestão e Finanças estão previstos para serem divulgados também na próxima semana.  Tudo indica que a Educação será comandada por uma […]

17 de dezembro de 2020

Reportagem de: O Diário

O prefeito eleito Caio Cunha (PODE) deve anunciar na próxima segunda-feira (21) o nome da futura secretária municipal de Educação que integrará a sua equipe de governo. Os indicados para as pastas de Transporte, Gestão e Finanças estão previstos para serem divulgados também na próxima semana. 

Tudo indica que a Educação será comandada por uma mulher, e a mais cotada é a professora aposentada Rose Tonete. O nome dela deve ser confirmado durante coletiva para apresentar a equipe completa, que inclui secretário e adjunto e demais membros de diretorias que compões . 

A vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler, ao ser questionada sobre o assunto no encontro com a imprensa que aconteceu na última quarta-feira (16), para apresentar outros secretários, não confirmou o nome de Tonete, mas também não descartou a indicação. “Ela é um dos nomes que estamos avaliando”, declarou a ‘co-prefeita’ na data. 

O nome de Tonete está circulando como a aposta mais provável para o cargo entre professores e profissionais da área de educação em Mogi, com boa aceitação, porque é muito respeitada entre os colegas.

A professora trabalhou no antigo Caic – Cempre Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia, entre os anos de 1994 e 1995. Passou por outras escolas, departamentos e se aposentou como supervisora da rede. Atuou como braço direito da ex-secretária Maria Geny Borges Ávila Horle, uma das conselheiras do prefeito eleito, que estaria endossando a indicação.

Também circula como certo um outro secretário que deve ser anunciado nos próximos dias. Trata-se de Atilio André Pereira, que deve assumir a pasta de Transportes, a futura Secretaria de Mobilidade.

Ele já atuou junto à SPTrans, na Capital, foi diretor da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, além de secretário municipal de Transportes e Trânsito de Guarulhos e secretário municipal de Mobilidade Urbana de Hortolândia, no interior de São Paulo. Preside o Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana.

Com mais de duas décadas de experiência no setor de mobilidade urbana de diferentes cidades, ele apresenta uma característica marcante: a implantação do Bilhete Único em todas elas, graças à experiência obtida com a adoção de tal benefício em São Paulo, no começo de sua carreira. Ele defende corredores exclusivos para ônibus, como forma de diminuir o tempo das viagens, e a criação de ciclovias.

Outros nomes estão sendo especulados para o primeiro escalão do prefeito, como o caso de Marcelo Vendramini, atual diretor do Departamento de Operações do Sistema de Água do Semae, cotado para o cargo de diretor geral do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae).

 

Confirmados

Caio Cunha já definiu metade do seu primeiro escalão. Inicialmente foram anunciados os nomes de Lucas Porto, como chefe de Gabinete; Henrique Naufel, para a Saúde; Francisco Cochi Camargo, no comando do Governo; Claudio Rodrigues, Planejamento; e Sylvio Alkimin como titular da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos.

Outros quatro novos foram anunciados durante a coletiva realizada na última quarta-feira: Felipe Monteiro de Almeida para a Agricultura; Celeste Xavier Gomes, confirmada no Desenvolvimento Social; Gabriel Bastinelli comandará o Desenvolvimento Econômico; e André Junji Ikari cuidará da área de Segurança (relembre a matéria)

Faltam ainda as escolhas para Cultura, Esportes, Finanças, Gestão, Obras e Serviços Urbanos, Sustentabilidade e Inovação, Transparência e Participação, além da confirmação dos nomes cotados para a Educação e Transportes.

O prefeito fez suspense, mas afirma que já está definido praticamente todos os secretários, cujos nomes devem ser divulgados nos próximos dias, com exceção de Cultura, Esportes e Lazer, que podem ser escolhidos só em janeiro.

“Se conseguir agora melhor, mas não há pressa, porque estamos correndo contra o tempo e o foco está na transição e não quero colocar alguém só para tapar buraco”, explicou Cunha, na última coletiva.

 O problema, segundo ele, é o curto tempo para concluir o processo seletivo como vem sendo feito para as diversas áreas. “Todos passam por conversa, entrevista e avaliação de currículo”, explica, lembrando ainda que precisa ser uma pessoa de sua confiança e que esteja comprometida com o projeto para a cidade.

 

 

Veja Também