Diário Logo

Projetos para fortalecer o turismo do Alto Tietê são anunciados por secretário do Estado

Prefeitos e gestores de Turismo dos municípios que formam o CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê receberam o secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena na manhã de hoje (20), em Mogi das Cruzes. Durante o encontro, o secretário recebeu as demandas elencadas pela Câmara Técnica de Turismo […]

20 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

Prefeitos e gestores de Turismo dos municípios que formam o CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê receberam o secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena na manhã de hoje (20), em Mogi das Cruzes. Durante o encontro, o secretário recebeu as demandas elencadas pela Câmara Técnica de Turismo do consórcio anunciou projetos para fortalecer o Turismo regional.

“O Turismo é um dos principais vetores de desenvolvimento da nossa região. Com o apoio dos nossos técnicos, reunimos uma série de demandas que precisam do apoio e articulação do Estado para fomentar ainda mais a atividade garantindo a geração empregos e renda. Com a experiência do secretário Lucena, além da proximidade dele com a região, temos condições de avançar muito”, disse o presidente do consórcio, Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes.

O coordenador da Câmara Técnica de Turismo e secretário de Guararema, Mateus Sartori abriu a reunião falando da diversidade e do potencial turístico regional. Atualmente a região do CONDEMAT conta com a Estância Turística de Salesópolis e seis Municípios de Interesse Turístico (MIT’s): Guararema, Igaratá, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Branca e Santa Isabel.

A região também integra importantes rotas turísticas do Estado, como o Circuito das Nascentes, vinculado ao consórcio, que engloba os municípios consorciados que estão na Região Metropolitana do Estado.

“Nossa região tem uma vasta diversidade e apelo turístico. Nossa localização privilegiada, atrativos naturais, equipamentos e patrimônio histórico nos dão potencial para nos tornarmos um grande polo regional de Turismo do Estado”, pontuou Sartori.

Em seguida, o presidente Caio Cunha elencou as demandas do consórcio, entre elas, a ampliação do número de MIT’s e Estâncias Turísticas, além de incentivos para que os municípios que não possuem os títulos possam estruturar o setor.

De acordo com o secretário, neste ano o número de MIT’s deve passar de 140 para 180. O secretário falou ainda da intenção do Estado em investir na exploração turística do Rio Tietê, que nasce em Salesópolis.

 
“A região do CONDEMAT tem grande potencial para ampliar o número de MIT’s com esta expansão que teremos do programa. Aqui nós temos um cardápio muito diversificado de Turismo com grandes eventos, rotas religiosas, turismo ecológico, turismo de aventura, além de abrigar a nascente do rio mais importante do Estado, que é o Rio Tietê, onde pretendemos investir para transformá-lo em um produto turístico estadual”, disse o secretário que falou ainda da intenção em aprimorar as rotas religiosas, com destaque para a Rota da Luz, que passa por Mogi das Cruzes, Guararema e Santa Branca e deve ser estendida até o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Além do investimento no Rio Tietê, o prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes falou da importância em investir no turismo náutico com a exploração das represas existentes na região.
 

“Nossa região possui muitas represas que podem ser exploradas turisticamente fazendo daqui um grande polo de turismo náutico”, disse.

O prefeito Carlos Chinchilla falou da necessidade da parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado para conservação e exploração turística do Parque Estadual Itaberaba, que tem acesso pelos municípios de Arujá, Guarulhos e Santa Isabel.

“O Parque Itaberaba possui uma enorme área com fauna e flora preservadas. Precisamos do apoio do Estado para fomentar a visitação sustentável neste espaço que reúne belezas naturais da região”, destacou.

A utilização do Aeroporto Internacional de Guarulhos como ponto estratégico para disseminar informações da região foi outro tema abordado durante a reunião.

“O aeroporto de Guarulhos recebe diariamente mais de 90 mil pessoas. Nosso município pode ser um grande emissor de turistas para a região com a divulgação dos nossos atrativos e espaços dentro do aeroporto”, disse o diretor de Turismo de Guarulhos, Ricardo Balcone.

Ao acolher todas as demandas, o secretário destacou o potencial do Turismo como atividade econômica no Estado.

“Hoje 8% do PIB do Estado vem do Turismo, o que representa R $230 bilhões. A atividade emprega atualmente 2,3 milhões de pessoas e neste ano temos a expectativa de abrir mais 80 mil novos postos de trabalho. A região do CONDEMAT tem um recorte muito importante neste cenário estadual e grandes possibilidades para desenvolvimento”, enfatizou.

Além das demandas regionais, o secretário acolheu as demandas pontuais dos municípios e se comprometeu a retornar em breve à região para trazer as devolutivas.

“Temos uma agenda muito assertiva e importante para conduzir com as lideranças da região do consórcio. Vamos trabalhar em cima destas demandas para trazer devolutivas e buscar avançar e fortalecer o turismo regional.

Também participaram da reunião os prefeitos Carlos Alberto Taino Junior (Biritiba Mirim), Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos), José Luiz Eroles Freire (Guararema) e Adriano Levorin (Santa Branca); os vice-prefeitos Adriana Rufo (Biritiba Mirim) e Jesus Roque (Guarulhos); os secretários de Turismo, Renan Lucena (Arujá); Édipo de Souza Alves (Biritiba Mirim); Ana Rosa Augusto (Ferraz de Vasconcelos); Douglas Freire da Silva (Itaquaquecetuba);  Cláudia de Deus (Poá); os coordenadores de Turismo, Ramon Peres (Igaratá); Grislayne Guedes Lopes (Mogi das Cruzes) e Michella Cristina da Silva (Santa Isabel); os diretores de Turismo, Maria Elizangela Barbosa Benitez (Guararema);  Luís Felipe Uchoa (Mogi das Cruzes); Nicolas José Barbosa da Rocha (Santa Branca) e Niedja Araújo (Suzano); além do secretário de Desenvolvimento Econômico de Itaquaquecetuba, Luciano Dávila e a Assessora Estratégica de Suzano, Carolina Umebayashi.

LEIA TAMBÉM: Guararema mostra plano para se tornar cidade turística ao secretário Roberto de Lucena

Veja Também