Todos os candidatos a prefeito de Mogi defendem a extensão do trem até César; veja propostas
Os sete candidatos a prefeito de Mogi das Cruzes defendem a necessidade de extensão da circulação dos subúrbios da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) no trecho de 3,5 quilômetros entre as estações Estudantes e César de Souza. Se eleitos, prometem ajudar a mobilização popular iniciada há 12 anos por passageiros do transporte ferroviário, lideranças […]
Reportagem de: O Diário
Os sete candidatos a prefeito de Mogi das Cruzes defendem a necessidade de extensão da circulação dos subúrbios da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) no trecho de 3,5 quilômetros entre as estações Estudantes e César de Souza. Se eleitos, prometem ajudar a mobilização popular iniciada há 12 anos por passageiros do transporte ferroviário, lideranças de bairros e profissionais de várias áreas, com apoio de O Diário. Confira a seguir a justificativa de cada um para o investimento:
FRED COSTA (PDT)
“César de Souza é grandioso, tem comércio diversificado, serviços, escolas, unidades de saúde, indústrias e agências bancárias, o que evidencia seu desenvolvimento nos últimos anos. O crescimento imobiliário trouxe consequência nítida no cotidiano dos moradores: o trânsito. A malha viária não acompanhou o crescimento imobiliário e populacional e, nessa ausência de planejamento, a mobilidade urbana local foi esquecida. Atentos à questão e reivindicações dos moradores, incluimos em nosso projeto mogiano de desenvolvimento, a proposta de estimular o uso de diversos modais e criar novos meios de integração e, em relação a César, exigir do governo estadual a extensão da linha de trem até o distrito. Além da mobilidade, a obra garantirá melhor integração. Estamos falando de desenvolvimento e qualidade de vida. Cobraremos ferrenhamente a administração estadual por meio da Secretaria de Transportes”.
CAIO CUNHA (PODE)
“Sou favorável à extensão da linha férrea até César de Souza. Há duas semanas conversei com engenheiros e diretores da CPTM. A decisão depende muito mais da CPTM do que do município. No que depender de mim para articulação, parceria e contrapartida, estou à disposição. Pela resposta, segundo a CPTM, levar o trem até César não é viável financeiramente. Caso não se concretize, há a possibilidade de um outro modal de massa para o percurso entre Estudantes e César. O distrito já ganharia muito, mas isso precisa ser estudado de forma mais técnica. No que depender de força de vontade e desejo meu, tenho total intenção de que uma estação de trem seja feita em César, importante polo de desenvolvimento da cidade. Queremos implementar um programa de incentivo a distritos inovadores e sustentáveis, gerando qualidade de vida, e incluímos no nosso plano a integração de outros modais de transporte com a CPTM”.
FELIPE LINTZ (PRTB)
“Falando de transporte público, vamos nos esforçar muito para trazer finalmente o trem da CPTM até César de Souza. O distrito segue crescendo e este trem até lá vai beneficiar milhares de mogiano todos os dias. Primeiro porque irá facilitar a ida e a chegada do trabalho e diminuir o trânsito, especialmente em horário de pico”.
MARCUS MELO (PSDB)
“César receberá um conjunto de intervenções nas áreas de mobilidade, saneamento e meio ambiente com o programa +Mogi Ecotietê. A extensão da circulação dos trens seria um importante componente deste processo, uma vez que levaria o transporte de massa a uma área que já está recebendo investimentos de grande porte, induzindo novos negócios e a geração de empregos. Como prefeito, defendo a extensão da Linha 11 da CPTM até César. No próximo mandato, vou intensificar as articulações junto ao Estado, contando com a mobilização de outros políticos e de representantes da sociedade. A proposta é viável, sim, porque o que precisa ser considerado vai muito além da questão financeira. Mogi é um polo regional que experimenta um crescimento constante, que precisa vir acompanhado de infraestrutura e qualidade de vida para seus moradores”.
MICHAEL DELLA TORRE (PTC)
“A extensão do trem até César de Souza é um benefício tremendo para a população do distrito. Muitos usuários do transporte viajam diariamente para trabalhar em São Paulo e precisam acordar muito cedo, pois além do tempo percorrido até o local de trabalho, ainda existe a demora nos ônibus, algo que piorou muito durante o período de pandemia. Este trecho da linha férrea é de concessão do Governo Federal, mas nada que um bom diálogo não possa contribuir para isto. Portanto, é importante o diálogo entre os deputados também. O projeto é viável, mas falta vontade política. Uma das desculpas é a necessidade de energizar a linha, mas se já funciona até a estação Estudantes, é um trecho considerado pequeno até César, além de que, a construção da estação antes do cruzamento da linha não vai impactar a travessia, que por ora, ainda é a única que dá acesso a todo o distrito”.
RODRIGO VALVERDE (PT)
“É importante para a qualidade de vida dos moradores de César de Souza. O distrito que mais cresce em Mogi sofre com a falta de planejamento dos administradores da cidade e de vias de acesso. Os moradores ganhariam mais uma alternativa de mobilidade, tempo com a família e economia para locomoção, além de diminuir as demandas no trânsito de acesso ao bairro e nas lotações de ônibus. É preciso organizar a sociedade para sensibilizar o governador e apresentar um projeto de túnel ou viaduto na região do Shopping para evitar mais uma cancela na cidade. Farei um relatório de tudo o que a cidade custeia para auxiliar o Estado, como pagar aluguéis de órgãos estaduais, por exemplo, e pedirei essa contrapartida. É completamente possível. Já existe a linha férrea, estação e demanda. O custo para essa extensão é mínimo e a demanda se paga. Mogi é muito forte no Estado, só faltam vontade política e conversa séria que nunca existiram”.
MIGUEL BOMBEIRO (PROS)
“Sem dúvida, isso vai ser viabilizado porque é de grande importância que o trem vá até César de Souza para facilitar o transporte das pessoas que utilizam este sistema, tanto para vir para Mogi, como para ir a Suzano e São Paulo. Isso é muito importante e vai ser uma luta nossa junto à CPTM e ao Governo do Estado”.