Marcus Melo quer manter obras
O administrador de empresas Marcus Melo (PSDB), 48 anos, quer continuar na Prefeitura de Mogi por mais quatro anos para prosseguir com as obras e projetos iniciados em seu primeiro mandato. Ele afirma que tem “mais experiência” que os seus adversários para enfrentar e buscar soluções aos problemas com a queda de orçamento, crises na […]
30/10/2020 01h30, Atualizado há 68 meses
O administrador de empresas Marcus Melo (PSDB), 48 anos, quer continuar na Prefeitura de Mogi por mais quatro anos para prosseguir com as obras e projetos iniciados em seu primeiro mandato. Ele afirma que tem “mais experiência” que os seus adversários para enfrentar e buscar soluções aos problemas com a queda de orçamento, crises na economia, política e saúde, entre outras questões agravadas pela Covid-19.
Leia também
Candidato Fred Costa cola na figura do pai na disputa à Prefeitura de Mogi
Felipe Lintz foca no combate à corrupção
Caio Cunha aposta em um governo participativo
Michael Della Torre prega o fim da corrupção
O candidato à reeleição alega que mesmo quando disputou a Prefeitura pela primeira vez, em 2016, a convite do ex-prefeito e agora deputado federal Marco Bertaiolli (PSDB), já tinha conhecimento de toda a engrenagem da máquina pública por ter atuado como braço direito nos dois mandatos do padrinho político.
“Adquiri muito conhecimento e, mesmo assim, confesso, é extremamente complexo tocar a Prefeitura. Agora, se com toda a experiência adquirida, não é fácil tomar as decisões e fazer as melhores escolhas, imagine o que pode acontecer com quem não tem nenhuma experiência administrativa”, avalia Melo.
Se houver a chance de ter um segundo mandato, o prefeito acredita que poderá corrigir erros e aprimorar os projetos positivos da primeira gestão. Ele considera que o seu governo “teve muitos acertos”, começando pelo enfrentamento da recessão econômica, e agora, no controle da pandemia, mantendo tudo funcionando, inclusive com novas frentes de obras em Mogi.
O objetivo dele para mais quatro anos no cargo é avançar com a construção da Maternidade Municipal, do Centro Integrado de Atendimento à Saúde, Central de Inteligência da Guarda, infraestrutura em Nova Jundiapeba, creches, ensino integral e o programa +Mogi Ecotietê na região de César de Souza e Botujuru.
Já no lado negativo, o candidato pontua o episódio do aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU): “Reconheci o erro e voltei atrás. As contas estão bem equacionadas e o IPTU terá somente a reposição da inflação”.
Melo também rebate as críticas dos adversários sobre os gastos excessivos sem licitação na pandemia e denúncias do Ministério Público sobre indícios de irregularidades em contratos públicos. “Todas as compras, sejam relacionadas à Covid-19 ou não estão disponíveis no portal da transparência”, destaca.
O prefeito ressalta ainda que encaminhou a documentação para avaliação da Câmara e se antecipou em relação ao Ministério Público, enviando todo o material mesmo sem ter sido requisitado.
Obra de mobilidade urbana é principal aposta
A principal obra idealizada pelo candidato à reeleição Marcus Melo (PSDB) para a região leste da Cidade – César de Souza e Botujuru chama-se +Mogi Ecotietê, “um grande projeto que fará uma transformação urbanística completa, melhorando a questão da mobilidade urbana e dos saneamentos básico e ambiental”, enfatiza o prefeito.
Segundo ele, após longa batalha para conseguir aprovação e liberação do financiamento de US$ 69,4 milhões, as obras estão prestes a começar.
“Também vamos investir mais na saúde, com foco nas gestantes, com a nova maternidade”, acrescenta, enumerando obras previstas em seu plano de governo para atrair investimentos e estimular novos empreendedores, Melo pretende continuar a desburocratização da máquina a fim de facilitar o acesso a serviços, como fez com a aprovação digital de processos arquitetônicos pela internet junto à Secretaria de Planejamento e Urbanismo e com a Sala do Empreendedor, onde é possível abrir empresa em 24 horas.
“Estamos iniciando o Licenciamento Ambiental Municipal, que dará mais agilidade na aprovação de novos empreendimentos”, observa. Na opinião dele, a Prefeitura não pode ser entrave para quem pretende empreender e gerar emprego.
O prefeiturável entende que a questão dos investimentos está relacionada à política de incentivo e à melhoria da qualidade de vida, “porque empresário nenhum vai querer investir em um local onde a saúde não funciona; onde a educação e a segurança são ruins”.
Perfil
Nome: Marcus Vinicius de Almeida e Melo, 48 anos
Formação: Direito
Profissão: administrador de empresas e prefeito de Mogi
Casado: Karin Melo
Filhos: Guilherme e Fernando
BANDEIRAS
Saúde: Construir a Maternidade Municipal, o novo Pró-Hiper e clínicas especializadas
Empregos: Incentivar empregos, implantar núcleos para pequenas e microempresas e investir no Taboão
Educação: Ampliar o programa Escola de Tempo Integral e construir creches.
REDES SOCIAIS
Seguidores: 72.047
Facebook: 61.147
Instagram: 10.900
Lives por semana: 4
Reivindicações dos seguidores: Saúde, educação, segurança, emprego
PESSOAL
Religião: Católico
Hobby e Lazer: andar de moto, pescar e viajar
Livro: “21 Lições para o Século 21” (Yuval Noah Harari)
Filme: “Gladiador”, de 2000, dirigido por Ridley Scott
Uma frase: “Sou o senhor do meu destino. Sou o capitão da minha alma.” (William Ernest Henley)
Série traz as propostas dos candidatos
O Diário publica a série de reportagens com os candidatos a prefeito de 2020 para que o eleitor conheça um pouco mais do perfil dos personagens que disputarão o primeiro turno das eleições municipais, no dia 15 de novembro; e o segundo, no dia 29.