Diário Logo

MDB reelege presidente Mauro Araújo e vai apoiar Caio Cunha no próximo ano

O ex-vereador Mauro Araújo deve ser reconduzido ao cargo de presidente do Diretório Municipal do MDB de Mogi das Cruzes, na convenção municipal do partido, marcada para o próximo dia 24 (sábado), entre 9 e 12 horas, no Salão Renascer, localizado na rua dos Aposentados, 100, no Alto do Ipiranga. A diretoria atual do partido […]

20 de junho de 2023

Reportagem de: O Diário

O ex-vereador Mauro Araújo deve ser reconduzido ao cargo de presidente do Diretório Municipal do MDB de Mogi das Cruzes, na convenção municipal do partido, marcada para o próximo dia 24 (sábado), entre 9 e 12 horas, no Salão Renascer, localizado na rua dos Aposentados, 100, no Alto do Ipiranga.

A diretoria atual do partido está convocando os filiados  até o dia 16 de janeiro deste ano, que terão direito a voto na única chapa apresentada até agora para comandar o partido, a qual deverá ser homologado durante a convenção. A convocação chama atenção de alguns observadores, já que o mandato da atual diretoria vigora até 31 de agosto de 2023.

Além do presidente Mauro Araújo, a chapa será composta pelo 1º vice-presidente, Flávio Matos; pelo 2º vice, vereador Edson Alexandre Pereira, o Edinho do Salão; enquanto a vereadora Fernanda Moreno, que já esteve na presidência por algum tempo, ficará com a liderança da bancada do partido junto à Câmara Municipal de Mogi. Já Bruno Santos será o tesoureiro e Adrian Dias, o secretário.

No encontro serão escolhidos também sete delegados e seus respectivos suplentes à convenção estadual, segundo informa o edital de convocação assinado pelo presidente. Haverá também a escolha dos integrantes da Comissão de Ética e Disciplina constituída por cinco membros e seus respectivos suplentes.

Segundo o presidente a ser reeleito, Mauro Araújo, o partido deverá integrar a base de apoio ao prefeito Caio Cunha (PODE) nas eleições municipais do próximo ano. Quanto ao seu próprio futuro na política, Mauro Araújo é reticente. Questionado se deverá sair candidato a vereador no próximo pleito, ele diz apenas: “Ainda não decidi”.

Araújo foi vereador na Câmara de Mogi, entre os anos de 2005 a 2020, durante quatro legislaturas seguidas. Após envolver-se numa denúncia de corrupção que resultou em prisão, junto com outros vereadores, ele não conseguiu se reeleger, mesmo tendo obtido 1.024 votos. Araújo foi o 40º na contagem geral dos votos. Na eleição, foram eleitos dois representantes do MDB:
Fernanda Moreno (2.331 votos) e Edinho do Salão (1.779) para a Câmara. À frente do ex-vereador ficaram ainda três candidatos: Fio, Fabinho Soccer e Diegão.

 

Sucessão em Bertioga

Próximo de encerrar o seu segundo mandato como prefeito de Bertioga e, portanto, impossibilitado de concorrer à reeleição no pleito do próximo ano, Caio Matheus (PSD) já avalia quem irá lançar como candidato. Pelo menos dois nomes surgem como possíveis de se beneficiarem do prestígio em alta do atual chefe do Executivo: o atual vice-prefeito, Marcelo Vilares e o secretário municipal de Governo, Gustavo Melo. Muito próximo do deputado federal Marco Bertaiolli (PSD), Caio Matheus já é apontado como virtual candidato a deputado nas eleições de 2026.

 

Tietê e outros rios

Atual presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e membro do Condemat, o prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes (PL), foi eleito neste final de semana, coordenador do Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo. O Fórum é a instância colegiada que reúne os representantes dos  21 Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado e tem o objetivo de discutir temas como preservação dos mananciais, investimentos em projetos e outros assuntos ligados aos recursos hídricos. “Demos um importante passo hoje para a integração entre os comitês das diferentes regiões do Estado e, principalmente, para o fortalecimento das ações de preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável das cidades”, ressaltou Vanderlon.

 

Balões perigosos (1)

Os balões que têm sido vistos com frequência cada vez maior na região de Mogi das Cruzes levaram a GRU Aiport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, a iniciar uma campanha educativa com objeto de conscientizar a população sobre os perigos que representam o sobrevôo de balões, pipas e drones nas proximidades da área areoportuária. Além das redes sociais, a campanha irá alcançar escolas de Guarulhos localizadas perto do aeroporto. No Brasil soltar balões é crime, o que não intimida os grupos que promovem a soltura de tais equipamentos voadores.

 

Balões perigosos (2)

Durante o ano passado, mais de 30 balões invadiram as áreas internas do aeroporto e de janeiro a maio deste ano, nove balões já foram recolhidos. Somente em 2022 a equipe do aeroporto recolheu mais de 443 pipas. “Os riscos de balão no aeroporto colocam em perigo as operações de solo, podendo cair próximo de uma aeronave na hora do abastecimento e, quanto maior, mais elevado o risco”, destaca o diretor de operações da GRU Airport, Admilson Reis.

 

Conselheiro…

O atual secretário municipal de Governo de Mogi, Maurício Pinto Pereira Juvenal, tomou posse, no última terça-feira (13), no Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), para complementar a gestão 2022/2024. O convite lhe foi formulado pelo atual ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Márcio França. Juvenal chegou a exercer as funções de secretário de Desenvolvimento Econômico durante a passagem de França pelo governo de São Paulo, após o afastamento de Geraldo Alckmin para se candidatar a presidente.

 

…da Infraero

Na Prefeitura de Mogi das Cruzes, Maurício Juvenal chegou como secretário de Gestão, mas acabou se transferindo para a pasta de Governo, após a saída de Francisco Cochi para  a direção do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). Para atuar como conselheiro da Infraero não haverá necessidade de afastamento de seu atual cargo, junto à Prefeitura de Mogi.

Veja Também