Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Metade dos leitos emergenciais para Covid-19 está ocupada, em Braz Cubas

Cinco dias após receber os primeiros pacientes, metade dos leitos emergenciais para atender pacientes com a Covid-19, instalados na UnicaFisio, ao lado do Hospital Municipal de Braz Cubas, está ocupado. Na tarde desta sexta-feira (18), 16 pacientes estavam internados no serviço, que soma 30 vagas. Já a UTI está com taxa de ocupação de 88% […]

18 de dezembro de 2020

Reportagem de: O Diário

Cinco dias após receber os primeiros pacientes, metade dos leitos emergenciais para atender pacientes com a Covid-19, instalados na UnicaFisio, ao lado do Hospital Municipal de Braz Cubas, está ocupado. Na tarde desta sexta-feira (18), 16 pacientes estavam internados no serviço, que soma 30 vagas. Já a UTI está com taxa de ocupação de 88% – das 34 camas, 30 recebem doentes em estado grave.

A abertura da UnicaFio para a Covid-19 faz parte de uma estratégia de atendimento à alta dos casos de infecção pelo coronavírus, registrada a partir do mês de novembro, no Brasil. O vírus Sars-CoV-2 possui um alto poder de transmissiblidade da doença que ganhou escala mundial e se transformou na primeira pandemia do século XXI. 

Essa unidade emergencial foi aberta para possiblitar a ampliação de mais 20 lietos de UTI no Hospital de Braz Cubas. 

A ampliação dos recursos hospitalares em enfermaria e UTI faz parte de um plano a ser desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, nas próximas semanas, quando as previsões das autoridades médicas são de um aumento no número de pacientes testados com o coronavírus.

Esses leitos são de retaguarda para quadros mais leves e também para pacientes em recuperação após alta da Unidade de Terapia Intensiva, mesma estratégia no Hospital de Campanha, instalados até 1º de setembro, na Avenida Cívica, e que teve as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado, segundo divulgou a Prefeitura nesta semana;. 

Com os 30 novos leitos, o Hospital Municipal passou a somar 90 leitos de enfermaria, dos quais 20 serão adaptados para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Hoje (18), a ocupação da enfermaria do HMMC é de 43%, com 43 pacientes internados.

Um outro serviço de atenção á Covid-19 na cidade é o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho, que segue com as portas do Pronto-Socorro abertas à população até o dia 1º de fevereiro. Nesta sexta-feira (19), a taxa de ocupação na unidade giravam em 70%, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde. 

Veja Também