Diário Logo

Modelo de horta comunitária deve ser levado para outras paróquias de Mogi

Se depender da coordenadora da Pastoral da Ecologia da Diocese, Patricia Cesare dos Santos Oliveira, o modelo de horta comunitária idealizado pela igreja de Nossa Senhora Aparecida e São Roque, de Braz Cubas, e lançado oficialmente no último sábado (4), na presença do bispo dom Pedro Luiz Stringhini, poderá ser repetido em outras paróquias de […]

7 de março de 2023

Reportagem de: O Diário

Se depender da coordenadora da Pastoral da Ecologia da Diocese, Patricia Cesare dos Santos Oliveira, o modelo de horta comunitária idealizado pela igreja de Nossa Senhora Aparecida e São Roque, de Braz Cubas, e lançado oficialmente no último sábado (4), na presença do bispo dom Pedro Luiz Stringhini, poderá ser repetido em outras paróquias de Mogi das Cruzes e região.

Ao participar do lançamento do Projeto Cesta Verde, Patricia destacou a importância da iniciativa, especialmente para o trabalho da Campanha da Fraternidade que, neste ano, está voltado ao combate à fome que atinge milhares de brasileiros. “E nós, como integrantes da Pastoral da Ecologia Diocesana, vemos a necessidade de levar esta ideia para os dez municípios  que compõem a Diocese, uma vez que outras paróquias também podem abraçar tal proposta, para que possamos conseguir dar um pouco de conforto, em termos alimentares, principalmente para as famílias mais carentes”, disse ela, ao site Igreja na Mídia.

Após celebrar a missa que marcou o início das atividades junto à futura horta comunitária, o bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini agradeceu aos parceiros da iniciativa, como Rotary Clube e a Prefeitura de Mogi.

“Foi um momento muito abençoado de oração e de reflexão à luz da Campanha da Fraternidade, que busca superar o problema da fome no Brasil, usando com lema “dai-lhes, vós mesmos, de comer”. Deus abençoe este projeto e que outros venham surgindo, de agricultura familiar, agro-ecológica sustentável,  projetos na linha da alimentação e de defesa do meio ambiente”, disse o bispo.

O padre Antonio Claudio Delfino, um dos idealizadores e defensores do projeto, agradeceu aos parceiros e à presença do público na área de 1.200 m², localizada na Chácara das Flores, em Braz Cubas, cedida em comodato para o projeto, onde foi celebrada a missa e onde a comunidade irá atuar no plantio de verduras e legumes para a produção de alimentos saudáveis, a serem destinados às pessoas carentes do município.

 

Marqueteiro mogiano…

Conforme esta coluna havia anunciado, já está praticamente acertado o ingresso do publicitário mogiano, Eduardo Rodrigues de Lima, o Duda Lima, como marqueteiro da campanha à reeleição do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). Neste final de semana, o Estadão tratou do assunto em uma ampla reportagem, onde diz que o marqueteiro  que comandou a mais recente campanha de Jair Bolsonaro (PL) foi convocado por Nunes para a disputa onde terá como principal adversário o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), que deverá ser apoiado  pelo PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

…na campanha da Capital

Duda participou recentemente de um jantar, onde apresentou aos dirigentes  do PL, PP, PSD, MDB, PODE, PSDB e União Brasil, os resultados de uma pesquisa  com 12 mil entrevistados, mostrando que Nunes vem ampliando sua aprovação  e o conhecimento diante do eleitorado paulistano. Entres os presentes, alguns políticos conhecidos da região, como Valdemar Costa Neto (PL), Gilberto Kassab (PSD) e Renata Abreu (PODE), entre outros.

Pelo visto, a fama do marqueteiro que conseguiu derrotar políticos importantes do PT na região do ABC – berço político do partido -, onde ele ajudou a eleger dois atuais prefeitos tucanos, está rendendo bons frutos ao mogiano, mesmo após a derrota de Bolsonaro para Lula.

 

Reabertura

Pessoas ligadas ao DER negam, mas existem rumores de que a liberação ao tráfego, ainda que precária, da ligação rodoviária Mogi das Cruzes –Bertioga poderá ocorrer até o final desta semana, a julgar pelo andamento dos trabalhos no trecho de Serra do Mar, onde ocorreu o afundamento da pista, durante as chuvas do final do mês passado.

Seja nesta ou, no máximo, até meados da próxima semana, é certo que caberá ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciar solenemente a reabertura da rodovia, fato que só aumenta e confirma a importância daquela via, aos olhos do governo do Estado.  

 

Mulher e violência

Organizado por Andréia Schweitzer, das Edições Paulinas, o livro “Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher”, será lançado na noite da próxima quinta-feira (9), no salão da Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI, no bairro do Mogilar, em Mogi.

evento, que faz parte das atividades do curso de extensão “Faculdade da Família” e da Semana Internacional da Mulher, contará com uma palestra sobre o tema da obra, com as presenças de Schweitzer; Luciana Amat, delegada de Defesa da Mulher de Mogi; Ana Carmem de Souza Silva, juíza da 1ª Vara da Família de ; além de mediadora Maria Claudia Romão, coordenadora do curso de Filosofia da instituição.

“O evento, liberado ao público em geral, visa fornecer informações valiosas sobre um tema tão importante quanto a violência doméstica e familiar contra a mulher”, diz o padre Thiago Cosmo, diretor da Faculdade Paulo VI. Informações: (11) – 91583-5296, ou pelo site faculdadepaulovi.com.br .

 

Hotel à venda

Mesmo estando em pleno funcionamento, o Hotel e Pousada Vale dos Sonhos, em Guararema, foi colocado à venda por seu proprietário, Ricardo Magalhães. Localizado numa área privilegiada da rua Ruy Barbosa, próximo ao portal do bairro Freguesia da Escada, o Vale ocupa uma área de 12 mil m², com 2,7 mil m² já construídos e distribuídos em  26 acomodações em forma de chalés, restaurante, estrutura de lazer com piscinas e toboágua, estrutura para eventos, confraternizações, visitas de escolas e de grupos de Terceira Idade. O valor da venda: R$ 10,5 milhões, com opção de arrendamento.

 

Dívidas mogianas

O Sindicato do Comércio de Mogi das Cruzes já tem em mãos, para ser divulgado, os mais recentes números da inadimplência na cidade.

Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o número de devedores de Mogi cresceu 2,38% em fevereiro deste ano, em relação a igual período do ano passado. O dado, entretanto, ficou abaixo da média da região Sudeste (5,56%) e abaixo da média nacional (7,49%).

De janeiro para fevereiro último, o total de inadimplentes de Mogi aumentou 0,39%. Na região Sudeste, na mesma base de comparação, a variação foi de 0,15%.

Detalhe: as mulheres têm mais dívidas que os homens. E os bancos são os principais credores (75,27%), seguidos pelo comércio (7,76%).

Por faixa etária, o maior número de devedores está na faixa de 30 a 39 anos (27,43%), seguidos da faixa entre 40 e 49 anos (22,05%).

Em fevereiro, cada consumidor inadimplente de Mogi tinha, em média, 2,117 dívidas em atraso.

 

 

Veja Também