Diário Logo

Notizia Logo

Mogi anuncia ampliação do Pró-Hiper para atender a demanda crescente da terceira idade

Mogi das Cruzes pretende implementar um novo modelo de funcionamento do Pró-Hiper, equipamento público voltado para as pessoas da terceira idade da cidade, localizado no Mogilar. O projeto de ampliação do serviço foi apresentado pelo prefeito Caio Cunha (PODE) na manhã desta quinta-feira, na sede da administração.    O novo projeto consiste na ampliação e […]

27 de julho de 2023

Reportagem de: O Diário

Mogi das Cruzes pretende implementar um novo modelo de funcionamento do Pró-Hiper, equipamento público voltado para as pessoas da terceira idade da cidade, localizado no Mogilar. O projeto de ampliação do serviço foi apresentado pelo prefeito Caio Cunha (PODE) na manhã desta quinta-feira, na sede da administração.   

O novo projeto consiste na ampliação e descentralização para os bairros, para zerar a fila de espera dos atendimentos. Serão 11 núcleos, com aumento de 154% nas vagas e o gerenciamento de especialistas com mestrado e doutorado na área.

O prefeito disse que o objetivo da sua gestão é construir uma cidade mais humana e voltada para as pessoas. “Sempre digo que Mogi das Cruzes cresceu muito, e agora precisa se desenvolver com foco no cidadão. O Pró-Hiper é um exemplo disso: nosso cuidado com a terceira idade deu origem a um novo projeto, que ampliará o alcance do serviço, levando a atenção aos idosos para os bairros, com novos núcleos, mais vagas e principalmente o fim da fila de espera. Em 13 anos, a população idosa cresceu 72% e o novo Pró-Hiper vai atender toda essa demanda”, alega.

O levantamento feito pela Prefeitura mostra que, em 2010, a cidade tinha 39.816 idosos (17.495 homens e 22.321 mulheres). O número saltou para 68.523 idosos em 2023 (29.812 homens e 38.711 mulheres), um crescimento de 72%. Diante disso, o novo Pró-Hiper passará a oferecer 11 núcleos – hoje existe apenas um, no Mogilar.

Além do Pró-Hiper do Mogilar, serão criados núcleos em Jundiapeba (Centro Esportivo e Recreativo de Jundiapeba), Vila Jundiaí (CER Vila Jundiaí), Vila Industrial (Quadra Nogueirão), Parque Santana (Parque a Cidade), Braz Cubas (Largo da Feira), Jardim Layr (Praça da Juventude), Jardim Camila (CER Jardim Camila), Cezar de Souza (Centro de Arte e Cultura), Sabaúna (CER Sabaúna) e Biritiba Ussú (CER Biritiba Ussú).

Cada novo núcleo do Pró-Hiper atenderá também os bairros adjacentes e contará com o reforço de 34 Academias da Terceira Idade (ATIs) espalhadas em pontos que atendem as comunidades e oferecerão aulas direcionadas à terceira idade para mais de 700 pessoas. Os núcleos funcionarão em locais cobertos, com conforto e acessibilidade, e as vagas aumentarão de 1,3 mil para 3,3 mil (um aumento de 154%).

O novo modelo de funcionamento do Pró-Hiper iniciará as atividades até o final de agosto. Durante o mês, os professores passarão por treinamentos e também será realizada a avaliação física dos idosos participantes.

Administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), o Pró-Hiper será gerenciado por dois professores especialistas na área: Ivan Oliveira (doutor em Biotecnologia com ênfase no Envelhecimento e pós-graduado em Fisiologia do Envelhecimento, Biomecânica, Reabilitação Cardíaca e Atividade Física para Grupos Especiais) e Juliane Batista (mestre em Gerontologia e pós-graduada em Fisiologia do Exercício Clínico).

O evento contou também com a participação da vice-prefeita Priscila Yamagami,dos secretários municipais de Esportes e Lazer, Gustavo Nogueira e de Assistência Social, Celeste Xavier Gomes, e os vereadores Marcos Furlan (PODE), Carlos Lucarefski (PV), Eduardo Ota (PODE), Johnross Jones (PODE) e Osvaldo Antonio da Silva (REP).

Veja Também